domingo, 21 de junho de 2015

Serie Mistborn – Nascidos das Brumas – Livro 01 - O Império Final – Brandon Sanderson

Sinopse: Há mil anos o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão, onde ele descobriu ter poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja invadir o palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo.

Qualificação: Excelente!!

Resenha: Fico tão feliz quando um livro consegue dizer a que veio! Quando a empolgação é crescente e o desejo de continuar te leva a ignorar qualquer possível distração externa! Quando me deparo com o desconhecido intrigante sobre o qual desejo saber cada vez mais!!!

Amei a mitologia criada. O volume foi capaz de apresentar seus elementos - em boa quantidade, diga-se de passagem - sem, no entanto, esgotar as possibilidades. Foram vários personagens, situações e explicações, mas ainda permanecem vários mistérios sobre os quais o autor deve explorar em sua narrativa.

A trama é um fluxo delicioso que te carrega, te envolve e faz querer ir além. Sem pressa, nem lentidão, a narrativa segue precisa introduzindo o universo proposto e construindo as bases da grande aventura. Apesar da liberdade criativa inerente ao gênero, existe um agradável equilíbrio com a racionalidade, com a lógica que vai costurando tudo.

Os personagens são muito cativantes! Existem trechos mais duros e personagens medonhos, é verdade, mas tudo em medida adequada, compondo um quadro ruim o suficiente para que as pessoas estivessem desejosas de mudanças.

Não tinha lido a sinopse e tive algumas incertezas e surpresas com a leitura. No meu entender, a sinopse trás um grande spoiler que esclareceu algumas coisas e tirou várias dúvidas que tive durante a narrativa. Não sei foi feito com esse propósito, de preencher uma lacuna, mas suprimi esse trecho na breve sinopse que apresento aqui, sugiro a leitura posteriormente.

SPOILERS!!!

Apesar de ser uma série, o livro em si encerra um ciclo e completa sua trama de forma magnífica. Todo o plano é levado a cabo, tendo o Império Final alcançado seu fim e os skaa tomado o poder.

Houve muita beleza em todo o planejamento da rebelião, com a formação da equipe e seus papéis muito além da simples capacidade alomântica. Muito antes que os personagens se dessem conta, o cabeça do grupo já havia antecipado a necessidade de pessoas com perfil de liderança e habilidades diversas para a construção de um novo governo, ou pelo menos o seu ponto de partida. Por sinal, todos os personagens mostraram seu valor e carisma, foi fácil e rápido gostar deles e comprar a camaradagem do grupo.

Surtei muito quando Kelsier morreu!!!! Conseguiu me surpreender, ainda que tenha feito todo o sentido do mundo. Desde a morte de Yeden que estava aguardando por outras baixas diante de um plano tão ousado. Tanto assim, que lamentei por Marsh (o que acabou sendo um blefe – com retorno supercool!!!!) e continuei temerosa, mas não voltei meu temor para Kelsier! Fiquei me sentindo perdida, como Vin, sem saber como prosseguir com o plano sem a presença e efetividade de seu líder.

No final notei que a religião realmente teve um papel fundamental na construção do personagem e não ficou difícil traçar paralelos com as religiões existentes. Até o conceito de um governo soberano de mil anos pode ser encontrado na leitura da Bíblia, entre tantas outras referências.

Não tenho ideia do problema que o mundo enfrentava até a chegada do Senhor Soberano. Acredito que seja realmente terrível e temível. O mais lógico, sob o ponto de vista da manutenção do status quo, seria a ampla divulgação, com estudos científicos e pesquisas diversas que fossem capaz de manter as pessoas, mesmo as mais racionais, temerosas de mudanças ou em busca de outras soluções. Entendo que o líder talvez tenha optado por se manter através de seu próprio poder, além de esconder algumas coisas para que o poder não fosse disseminado, mas permanecesse em um grupo controlado por ele, relegando o problema a um conceito genérico que mal subsistiu, mas... porque esquecer as mudanças que o mundo sofreu, as dificuldades que foram enfrentadas e o tamanho da vitória conquistada? A menos que exista uma boa razão, parece sem sentido. Espero que o final revele que havia uma alternativa diferente da escolhida há mil anos para salvar o mundo. Tudo isso fiquei questionando até ler a sinopse e entender que o herói falhou e o mundo foi condenado ao caos. Não me arrependo de não ter lido antes porque toda a narrativa leva àquele clímax. No livro todos acreditam que o Senhor Soberano salvou o mundo, é o grande herói e tem seus atos bárbaros justificados na sabedoria e manutenção da ordem no mundo.

No momento que descobri um pouco mais sobre Sazed e os terrisanos ficou bastante evidente que o Senhor Soberano tinha feruquemia. No entanto, apesar disso e de toda a narrativa do diário, não percebi que Rashek havia tomado o lugar do herói original (aqui também influência da não leitura prévia da sinopse). Fiquei o tempo todo imaginando o que poderia ter acontecido para mudar os conceitos do autor do diário. Sinto que fui tão lenta quanto Vin sobre este assunto, as postas estavam lá. Entretanto, acredito que aqueles que leram a sinopse, logo entenderam o que aconteceu.

Diante desta descoberta permanecem muitas dúvidas sobre os acontecimentos da época. Fiquei muito curiosa sobre toda a jornada e sobre os eventos relativos às profundezas que devem voltar a ser objeto de preocupação e muitas aventuras futuras. Pelo que temos até aqui, Vin deve assumir o papel do herói e cumprir a profecia... que ainda precisa ser redescoberta!!

O 11º metal mostrou o passado do Senhor Soberano, se revelando o contrapeso do Ouro. Só não entendi porque Kelsier não identificou o que o elemento fazia ao queimá-lo. Ainda que não mostrasse exatamente isso, numa situação de teste deveria mostrar o passado de quem quer que estivesse diante dele, não?

No mais, acho válido o espacinho para romance. Vin e Elend formaram um casal muito cute, shippei hard!!!! Muito feliz que tenham se mantido unidos. Espero que o relacionamento continue assim :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário