terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Serie Covenant 2 – Pure – Jennifer Armentrout

Sinopse: Alex vive entre a necessidade e o destino, sendo impossível ignorar a força de ambos. Quando daimons se infiltram nos Covenants e atacam estudantes, os deuses enviam Fúrias, deuses menores determinados a erradicar qualquer ameaça aos puros... incluindo mestiços e apollyons.

Qualificação: Ótimo!!!

Resenha: Uma coisa sobre continuações é que quando você já gosta da série se agarra a qualquer novidade com uma avidez inconsciente, perigando se desapontar tremendamente. E, nossa, essa é uma daquelas que me diverte muito e sempre deixa com vontade de ler mais!

Depois de conhecer um pouco daquilo que representa ser um mestiço, este volume dá um enfoque muito maior aos puros e suas tradições, fato evidente até pelo título. A quebra de protocolos e tradições é amplamente discutida, bem como as preocupações e regras que norteiam os trabalhos do Conselho e mesmo a vontade dos Deuses.

Como eu já havia comentado anteriormente, a mitologia vem sendo construída gradualmente. Saímos de um prequel cercado de mortais para descobrir um mundo de mestiços, puros-sangues e mesmo a existência e interação com os deuses. Não sei o que vem por aí, mas estou animada com o progresso da coisa toda.

Vale ressaltar que este volume também trabalha sobre obrigações, injustiças e consequências pegando pesado para dar o tom. Ao lidar com perdas reais e sair de um espaço conhecido para outro mais tradicional, Alex percebe coisas que sempre lhe foram ditas, mas ela não chegava a compreender. E em meio a tudo isso, ela é forçada a tomar atitudes e refletir sobre a natureza e potencial do poder que está prestes a receber.

Uma das melhores coisas desta saga é a personagem Alex. Sempre me faz dar boas risadas com tiradas inesperadas e um jeito marrento de ser absolutamente chocante. A presença de Seth eleva essa proposta a outro nível, com embates criativos, provocantes e irracionais que conseguem transmitir uma relação conturbada, imprevisível e cativante. Sempre desconfiei do personagem e continuo não o acolhendo totalmente, mas reconheço que ele conseguiu um espaço próprio e um pouco da minha simpatia.

Já comentei que amo as capas da coleção?? Tem como não?? Neste volume vejo as rosas, as flores favoritas da Alex, aquelas encontradas no labirinto, envoltas nas chamas azuis do poder de um Seth especialmente sensível.

SPOILERS!!!!
“Você sabe pelo que o coração reivindica? Sobrevivência.”

Vovó Piperi bateu as botas, mas antes deixou um novo enigma para Alex. Ela bem que tentou traduzir a profecia e argumentar com a velha desta vez, mas tudo continua soando confuso e impreciso, na verdade bastante dúbio servindo a leituras distintas em duas direções diametralmente opostas. Quero acreditar na interpretação em que Alex deve escolher Aiden, aceitando os riscos de uma escolha desconhecida em prol da sobrevivência que seu coração reivindica e mudando os rumos da história que se repete, sendo Seth aquele que joga em ambos os lados e oferece presentes que podem destruí-la. Seth vem do Covenant de Telly, que segue os caminhos antigos a serem temidos, além de ser aquele que precisa dela e, voltando à profecia anterior, ela deve ter cuidado com estes porque sempre existe um desejo por trás de uma necessidade.

Infelizmente, já vimos se concretizar aquela sobre a morte de Caleb. Veio num momento tão inesperado que foi no mínimo atordoante! Assim como a morte da mãe fez anteriormente, provocou em Alex uma dura reflexão, neste caso sobre as consequências de tanta imprudência e a necessidade de rever algumas atitudes.

Senti com pesar que Aiden foi sendo arrancado de nosso delicioso convívio, dando espaços cada vez maiores para Seth. No entanto, tenho que admitir que suas intervenções sempre foram adoráveis, cheias de abnegação e olhares prateados de derreter geleiras!! Alex sabe que ele a ama e está disposta a tudo para viver seu grande amor, mesmo depois de saber o que aconteceria se fossem descobertos, mas precisa que ele esteja disposto a fazer o mesmo. Eu sugiro que ela espere um pouco e deixe para tomar posse do macho quando seus poderes estiverem causando arrepios na nobreza. Fica a dica!

Enquanto isso, Seth roubou a cena sendo muito bem trabalhado durante todo o volume. Seu jeito narcisista totalmente desprovido de humildade sempre me provocou desconfiança, especialmente porque ele fica forçando uma aproximação com Alex, mas é inegável que ele soube se aproveitar das situações para ganhar sua oportunidade. Sua relação com Lucien também é um tanto suspeita e mesmo Alex tem dificuldade para engolir, daí capaz de Marcus ser o manipulador só para sambar na minha cara! Vamos ver se tem caroço nesse angu.

Imagine que coisa constrangedora e invasiva sentir quando outra pessoa está fazendo sexo! Pior ainda fazer sexo sabendo que outra pessoa vai saber tudo que você estará sentindo! Alex precisa aprender urgentemente a levantar uma barreira, pois tem coisas que a gente não compartilha nem com nosso BFF (best friend forever)!!!

Para completar ainda tivemos um momento bônus sob o ponto de vista de Seth!! Veio para acabar de confundir qualquer um! Deu a impressão de que Seth está envolvido por Alex, mas não sabe até que ponto isso tem a ver com a ligação, além de não se importar muito também. Ainda shippo loucamente Alex e Aiden, mas se ele não se cuidar vai acabar perdendo espaço para o loiro insolente.

Que decepção aquelas Fúrias!! Chegaram tacando terror e quase me enganaram, mas acabaram sendo (TODAS TRÊS) rapidamente eliminadas (temporariamente, to sabendo) por Alex! Não admira que os deuses estejam preocupados com o avanço dos daimons. É muito daimon para pouco éter, falta um tantinho para ousarem mais. Espero que venham outros deuses e desafios mais empolgantes ainda.

Se fosse para imaginar algum dos deuses dando as caras, apostaria em Thanatos, com sua tocha invertida (ui!) e muita morte pacífica para dar. Já pensou? Brincadeiras à parte, existe uma turma interessada na manutenção do status quo e que não vai facilitar a vida de ninguém, mas parece que os deuses serão os primeiros a defender esta causa. Por outro lado, temos servos que deveriam estar dopados, mas parecem mais estar coordenando uma revolta silenciosa e mortífera. São muitas injustiças acontecendo e o cenário é de uma bomba prestes a explodir.

Ps: Continuo dando boas risadas com as tiradas absurdas de Alex bitch e dessa vez Seth contribuiu com algumas ótimas também!! Quase engasgo de rir quando ela soltou que Lea estava com um bronzeado “tão bonito que eu queria esfaqueá-la no olho com um garfo de plástico.”

Um comentário:

  1. Olá,
    vc poderia me dizer onde vc leu o livro?
    se vc tiver com ele poderia me enviar por favor?
    meu e-mail é:
    strangeangels_dru@hotmail.com

    ResponderExcluir