sexta-feira, 26 de outubro de 2012

@mor 2 – Emmi e Leo: A Sétima Ond@ - Daniel Glattauer

Sinopse: Emmi e Leo são os protagonistas de um amor virtual apaixonante, que passou por todo o tipo de emoções, menos a de um encontro físico. Vários meses depois, Leo retorna dos EUA e essa barreira é rompida, mas... com que consequencias?

Qualificação: Excelente!!

Resenha: Que medo de partir para essa continuação e estragar a bela construção que tanto me apaixonou no primeiro volume!! Que alívio saber que não havia o que temer, pois o autor ainda tinha bons truques na manga para me maravilhar!!

Faz pouco tempo que li o primeiro livro e tinha muitas dúvidas sobre uma possível continuação, por isso, quando dei de cara com este, tomei um tremendo susto e tive que parar tudo só para poder lê-lo. Entenda aqui “parar tudo” como ignorar uma história excelente no alto de quase 500 páginas para me dedicar a esta obra totalmente efêmera e cativante (feito absurdamente raro)!!

A curiosidade venceu e eu parti para a leitura sem qualquer cerimônia, já achando que ia tomar na cara e desejar não ter perdido meu tempo. Na verdade, me senti, por alguns segundos, como Emmi e Leo no primeiro volume, evitando o encontro, com medo de efetivamente acabar estragando tudo... MAS também me lembrei da sensação de divertimento que tivera com a leitura anterior e decidi ir em frente.

A sensação de estranhamento do começo é enorme! Depois da maneira como as coisas terminaram, parece tudo irremediável, estranho, falso, carregado! A pausa entre os livros acabou sendo uma coisa boa, um sentimento que compartilhamos com os personagens, de readaptação, de medo, um certo pisar em ovos, diante de uma situação extremamente delicada.

É fundamental passar por essa fase e sentir que as coisas estão voltando a se encaixar e provocar reações que julgávamos perdidas e irrecuperáveis. O constrangimento parece palpável e aquilo que parece o ápice do desastre acaba se transformando num novo começo: o encontro.

Sim, o inevitável surge como novo ponto de partida e me sinto em cólicas cada vez que eles estão juntos, pois se estão juntos, não há e-mails e se não há emails, eu não sei o que está acontecendo!! E eles falam na linguagem cifrada daqueles que sabem de algo me deixando deliberadamente de fora: pura maldade do Daniel!!! 

Brincadeiras à parte, lógico que acabamos sabendo de tudo que é importante, mas não participamos dos detalhes e isso me deixa louca! Uma coisa era certa: enquanto houvesse páginas, haveria emails, portanto respostas no momento certo (meu único consolo).

Quase tive um troço com aquela apologia ao ponto. Que maneira poética e adorável de descrever aquele toque casual e esperado, superficial e profundo! Tive que reler e suspirar enquanto tentava conceber tal conexão de palavras, tão inspiradas e perfeitas.

Entre encontros e desencontros, linhas e entrelinhas, o romance se renova no balanço das ondas em busca da sétima e mais especial de todas elas.

SPOILERS!!!

Queria ser uma mosquinha para participar dos encontros entre Leo e Emmi. Quando vi que se passaram DUAS SEMANAS (!!) entre a despedida do “uísque com presente” e o próximo email, quase caio para trás de tanta indignação!! Queria saber todos os detalhes íntimos pra ontem e essa passagem enorme de tempo me deixou fervendo de curiosidade!!

Tem coisa mais angustiante do que a mensagem de erro do administrador? Preciso desabafar que me senti impotente, frustrada e deprimida com a perspectiva desde o final do primeiro livro, mas foi mesmo de cortar o coração acompanhar Emmi insistindo durante meses naquele martírio insano.

Depois que eles falaram me dei conta de que eles realmente viviam se despedindo e voltando atrás por uma razão ou outra! Aqui ficou ainda mais evidente com os encontros que tinham essa finalidade, mas acontece desde que trocaram emails equivocados lá no comecinho de tudo.



2 comentários:

  1. Olá, esse livro não tem no brasil de jeito nenhum. será que tem onde baixa-lo? avise0me por favor estou tremendo de ansiedadeee.

    Ótima review

    ResponderExcluir
  2. Olá Yara, que bom que gostou!
    Espero que goste do livro tanto quanto eu.
    Bjus

    ResponderExcluir