quinta-feira, 16 de maio de 2013

Between Here and Forever – Elizabeth Scott

Sinopse: Há muito tempo Abby tem aceitado viver à sombra de sua irmã, mas agora que Tess está em coma percebe que não sabe como viver sem ela. Determinada a trazer Tess de volta, ela envolve o lindo e misterioso Eli num plano desesperado. Este caminho revelará que a verdade pode ser muito diferente daquilo em que ela acredita.

Qualificação: Ótimo!!

Resenha: Engraçado como Elizabeth Scott se tornou um porto seguro para um agradável momento de leitura.

Em meio ao caos, a gente sempre encontra um jeitinho para ler, seja aproveitando um tempinho roubado de outra atividade ou se escondendo num cantinho silencioso da casa, entre outros. Quando isso acontece, costumo correr para uma aposta segura, procurando um alívio rápido em meio à correria do dia e tenho encontrado este tipo de alento nas obras de Scott.

Este livro não é o melhor da autora, mas conseguiu me agradar. Fiquei tão envolvida que mal podia esperar para ler mais um pouquinho e, assim, fui evoluindo até o final. A linguagem é fácil, tranquila, o texto é de grande sensibilidade e completa o raciocínio em si mesmo, de modo que eu não precisava retomar acontecimentos anteriores nem guardar para consultas futuras. Uma das coisas que mais gosto também está presente, que é justamente a capacidade de apresentar temas complexos e delicados de forma simples, sincera, neutra e com grande precisão.

Este livro fala do amor no momento mais inesperado. Brotando em meio às dores da desconfiança, rejeição e baixa estima. De um lado, uma pessoa que sempre viveu à sombra, que embora tenha sua individualidade e brilho próprios, viveu meio despercebida até que um trágico evento a colocou no centro das atenções. Do outro, um jovem que vive a rejeição constante por possuir maneirismos que atraem os olhares indiscretos e reprovadores das pessoas ao seu redor.

Partindo do clichê de um romance adolescente, temos a primorosa construção dos personagens, que vivem lutando contra situações de extremo conflito ou circunstâncias sob as quais são impotentes. Segue abordando temáticas difíceis no cotidiano adolescente, como a vida de uma família com um jovem membro em coma, a rotina de alguém com TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou ainda, o drama pessoal diante do homossexualismo.

SPOILERS!!

Nobody is perfect!

Abby sempre viu em Tess a imagem da perfeição. Uma garota linda, popular, divertida, estudiosa. Alguém a quem todos desejavam agradar, que sempre possuía uma palavra adequada para cada ocasião. Além de tudo isso, ainda era aquela que recebia todas as expectativas de sucesso da família.

Ao colocar a irmã num pedestal, Abby foi incapaz de enxergar através da máscara de perfeição, mesmo tendo todos os elementos para reconhecer a verdade. Não foi difícil perceber o homossexualismo de Tess, mas foi uma bela experiência acompanhar o amadurecimento gradual de Abby com a descoberta. Quando a personagem começou a juntar os pedaços, interpretar os eventos, acabou percebendo o grande abismo entre aquilo que acreditava e tudo que realmente vinha acontecendo. Abaixo da fachada, existia uma garota extremamente infeliz, que optou por viver de aparência para agradar e se servir da multidão que a cercava.

A rejeição sofrida por Abby na sua primeira tentativa de romance acabou reforçando a grande insegurança que vinha desenvolvendo. O resultado foi uma grande barreira de auto-proteção e desconfiança difíceis de transpor, que só foi possível com uma aproximação disfarçada, despretensiosa.

É impossível ocupar o espaço de outra pessoa no que se refere a relações familiares e afetivas diversas. Cada ser é único e deve trilhar seu próprio caminho, descobrir e usufruir do seu próprio espaço, vivendo as peculiaridades e verdades de um ser em si, imperfeito, cheio de carências e expectativas, sujeito a erros e acertos, alegrias e decepções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário