sábado, 30 de novembro de 2013

The Infernal Devices – Book Two – As Peças Infernais – Clockwork Prince – Príncipe Mecânico – Cassandra Clare

Sinopse: Depois de ser sequestrada, perseguida, traída e mal amada, Tessa Gray já não sabe nem mesmo o que ela é. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção, mas a resposta de que precisa pode estar no seu passado e na sua conexão com Axel Mortmain.

Qualificação: Excelente!!

Resenha: Fui recompensada pela minha ansiedade!! *-*

Nem o tempo apertado me impediu de conferir esta deliciosa continuação. Agora, escrever... bem, esta é uma outra história. Assim, embora tenha terminado a leitura há semanas, somente agora tive a chance de esquentar a cadeira e colocar pra fora minhas impressões! Não queria deixar passar tanto tempo, mas espero ainda conseguir transmitir toda minha satisfação e entusiasmo!!!

A vida de Tessa Gray mudou radical e irreversivelmente. Sozinha no mundo, ela procura respostas que vão além da compreensão daqueles que a cercam. Tive certo receio de que ela se afastasse do convívio no Instituto, mas isso rapidamente se resolve e prosseguimos na caçada ao Magistrado e seus equipamentos extraordinários. Gosto de ver como este lugar encerra pessoas perdidas e consolida relações profundas.

O livro já começa intrigante, oferecendo as pistas daquilo que Will tem vivenciado e nos deixando ainda mais ansiosos sobre sua relação com Magnus. E logo nos deparamos com um caminho realmente previsível, mas não menos excitante: desapontada por Will, Tessa se aproxima cada vez mais de Jem.

É maravilhoso poder acompanhar uma situação que não perde o fascínio por um instante sequer ainda que venhamos a perceber exatamente para onde estamos nos encaminhando!!! Acompanhei com o coração na mão, me deleitando em cada passagem e sofrendo por tudo que estava por vir. Torci e amei loucamente por todos eles. Compartilhei as dores, os afetos e compreendi todas as decisões tomadas. Amo quando um autor consegue me fazer sentir aquilo que o personagem sente ao invés de apenas dar nome aos sentimentos. Muito show, muito lindo!

Outra coisa fantástica nos livros da Cassandra é que embora alguns sentimentos permaneçam imutáveis, outros mudam. Personagens seguem em frente, descobrem novos caminhos e ampliam seus horizontes nos proporcionando diversidade, surpresas e contentamento.

O Magistrado e suas criaturas mecânicas ainda constituem um mistério a ser descoberto. Suas atividades parecem cada vez mais influenciadas por eventos em que os próprios caçadores de sombras estiveram envolvidos. Mais do que um lunático sem sentido, pode haver uma grande cadeia de eventos motivando e coordenando todos os seus movimentos e quanto antes puderem desvendá-los maior as chances de evitar uma catástrofe.

SPOILERS!!!!

Fiquei um pouco desapontada quando vi que, apesar de fingir sua morte, Tessa continua vivendo normalmente, sem disfarces ou qualquer outra coisa que o valha. Isso foi muito estranho, pois o mais lógico seria que a verdade rapidamente chegasse aos ouvidos do Magistrado e o trouxesse novamente para um embate. No entanto, ninguém pareceu preocupado com isso!

A situação de Will não tinha nada daquilo que eu imaginava. Foi muito mais bem elaborada e deu sentido a todos os acontecimentos anteriores e subsequentes da trama me deixando com cara de boba alegre.

Sofri tanto ao ver Will se esforçando para afastar aqueles de quem tanto amava!! Que maldade!! O coitado tendo que ver seu melhor amigo conquistando sua amada sem poder fazer nada para impedir!!! Em alguns momentos ele bem que não resistiu e tentou manter a garota interessada, soltando migalhas daquilo que poderiam ter juntos. O amor de ambos pela leitura, a condição comum de completa solidão que os uniu desde sempre é tão cute de acompanhar!! OMG!!!! Quando ele se joga sobre Tessa para salvá-la, então? Quer maior prova de amor?? Deixou todo mundo confuso. Foi triste demais vê-lo jogado na casa do ópio, mas foi o único refugio que pôde encontrar no meio daquele drama todo.

Cada dia amanhece mais negro e negro, e eu vou perdê-la para sempre se você...”

Imagine Magnus suspeitando da traquinagem do demônio. Vendo Will sofrer tanto, sem poder ajudar ou convencê-lo a agir diferente!? Me identifiquei muito com ele acompanhando todo o desenrolar do drama do jovem caçador. E se a descrição de Will sempre me faz lembrar Alex, acredito que ele seja sim a referência para Magnus lá no futuro. Especialmente depois de termos vivenciado tal proximidade entre ambos.

Por outro lado, Jem foi o encanto em forma de gente!! Um verdadeiro príncipe que fez de tudo para encontrar lugar no coração de Tessa. O pior de tudo foi que ele havia sondado Will antes e havia recebido uma resposta que lhe dava carta branca para investir. Não teve por onde sentir qualquer deslealdade da parte dele! Assim, apesar de tudo, ele foi capaz de me conquistar tanto quanto a Tessa, Sophie e ao próprio Will. Todos nós estamos dispostos a protegê-lo e lutar pela sua felicidade. E não é como se fosse tamanho sacrifício para Tessa, afinal houve sim uma atração além de todo carinho e afeição. Só não gosto muito desse instinto materno de proteção nela, que por vezes me faz lembrar muito a relação com Nate, que não deu muito certo no final.

“E aqui estava ele em pé, em frente a ela, dizendo-lhe que amava as palavras de seu coração, a forma de sua alma.”

Saber a verdade sobre Will me deixou bem dividida, apunhalada, machucada. Não dá para ficar indiferente com uma declaração dessas, que abarca o mais profundo, a essência fundamental e os anseios do seu coração. Foi lindo, tocante e perfeito!! No entanto, não tenho dúvidas de que as decisões de Tessa foram coerentes e perfeitamente adequadas. Amo o trio, pode ser? Não quero que Jem morra, embora isso tenha sido uma opção anunciada desde sempre. Sei que é um destino muito provável diante das circunstâncias, mas quero ser surpreendida e maravilhada, por favor!!!!!

No plano geral, Mortimer segue como objetivo prioritário para a Clave. Depois das evidências e atitudes executadas por ele, seria impossível a Clave ser ignorada, mas achei sua participação ainda pouco efetiva e, embora Benedict tenha suas próprias razões para intervir, fiquei com a sensação de um favorecimento no que se refere a Charlotte.

Nate e Jessamine. Ainda acreditava que estes dois tenderiam a continuar o romance, mas não da maneira como aconteceu. Acreditei que a loira passaria um tempo furiosa e tentaria se vingar antes de se render à paixão. Nunca antecipei tamanha entrega e traição. Fiquei realmente surpreendida e não posso dizer que compreendi de todo a facilidade com que ela se decidiu por se tornar uma espiã e agir sob tamanha pressão quando nunca se fez de útil entre os Caçadores.

Parece que descobrimos porque os Lightwoods acabaram exilados para New York: varíola de demônio!! Posso estar redondamente enganada, mas não consigo ver Gabriel apoiando o pai realmente até o fim. Talvez ele venha a agir de forma redentora mais adiante, garantindo um espaço para sua família no futuro, embora isso também possa advir de Gideão. No mais, curti demais a jogada de Charlotte sobre o velho!!

Aloysius Starkweather foi uma das figuras mais obscuras que o livro apresentou (e não por falta de figuras obscuras!). De sua birra falsa com a família de Charlotte, passando pelo mal humor e tratamento sinistro, ouso pensar que ele ainda retorna entranhado na questão com Mortimer. Provavelmente se trata do caçador que ocasionou a morte dos seus pais, mas no mínimo tem rabo preso.

Cecily entra em cena. Será mesmo a irmã de Will buscando asilo? Ainda que seja, não posso deixar de me questionar sobre sua motivação. Depois de tanto tempo vivendo sob o favor de Mortimer, deve existir um preço a ser pago e já sinto calafrios de imaginar a garota como uma porta aos planos do Magistrado e seu exército mecânico.

E por tudo que foi revelado até agora, a hipótese mais provável é de que Tessa seja fruto da união entre um anjo e um caçador de sombras. O primeiro experimento relacionado a anjos e precursor das experiências de Valentine no futuro.

Infelizmente agora terei que aguardar pela continuação e provável desfecho. Aguardando ansiosa desde ontem!!


PS: Que toque lindamente macabro aquela cozinheira cantora, hein?? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário