sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

If I Stay – Se Eu Ficar – Gayle Forman

Sinopse: Num instante tudo muda. Num piscar de olhos o alegre passeio em família se transforma num trágico acidente e Mia, uma musicista de 17 anos, encontra-se em coma. Agora ela precisa decidir se vale à pena lutar pela vida.

Qualificação: Ótimo!

Resenha: Tão simples que você só percebe o impacto quando já está à beira das lágrimas.

O livro é curtinho e possui uma carga emocional enorme! Numa linguagem extremamente acessível e passagens que transcorrem sem maiores pretensões, consegue tocar lá no fundo. O amei por isso.

Existe espaço para a construção de um romance muito concreto, para a exploração de sonhos, pitadas de humor e explosões de amor e amizade. Existe tamanha perfeição na imperfeição que me senti muito próxima da personagem, seus medos, suas birras e anseios.

Confrontamos-nos com escolhas, motivações, aquilo que importa. É fácil decidir viver quando a vida oferece todas as oportunidades. Quando se está cercada por um ambiente saudável, com muito amor. Mas o que fazer se a base de sua vida desmorona e você já não tem idéia de como fará para viver?

Num instante Mia está no carro com seus pais e irmão, no seguinte está na rua tentando entender como se deu aquela transição. Não demora para que perceba o acidente ao seu redor, nem para que saiba que perdeu alguém. Enquanto procura desvendar o que realmente está acontecendo, ela observa o presente, relembra o passado e imagina o futuro.

Acompanhei a viagem atemporal e conheci esta garota, sua família, seus amigos, sua paixão pela música e pelo namorado. O peso das perdas e o impacto do acidente em sua vida atingem picos de uma dor aguda e desnorteante, daqueles que talvez fosse melhor não querer sentir. Por outro lado, existem coisas pelas quais talvez valha a pena suportar a dor, para as quais se possa dedicar uma vida, algum novo tipo de vida. Quem sabe? É uma aposta... mas a vida não é sempre isso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário