terça-feira, 29 de outubro de 2013

The Infernal Devices - Book 01 – As Peças Infernais – Clockwork Angel – Anjo Mecânico – Cassandra Clare

Sinopse: Prequel da série Os Instrumentos Mortais. Na Londres vitoriana, Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras enquanto procura por Nathaniel, seu único parente vivo. A busca a coloca no centro de uma guerra entre os Nephilins e o misterioso Magistrado, atual comandante das forças do submundo.

Qualificação: Ótimo!!

Resenha: Correndo para a continuação assim que terminar esta pausa para reflexão! Talvez parte da minha empolgação seja decorrente da série Instrumentos Mortais. O fato é que to in love,viu?

Peguei o livro muito em função da autora e da idéia proposta, relacionada a autômatos, mas a grande verdade difícil de explicar é que eu não tinha a menor idéia de que existisse uma conexão com a outra série da Cassandra. Até notei que fazia referência na capa, mas achei que estivesse apenas citando, não relacionando efetivamente e pulei a parte em que leria qualquer coisa a mais exceto autor e título, partindo direto para o texto.

Tendo tentado explicar, posso efetivamente dizer que fui totalmente surpreendida e entrei numa espécie de crescente empolgação ao me dar conta de tudo que estava acontecendo. Cada referência que pipocava eu precisava abafar os gritinhos de alegria, contentíssima, como se passasse a compartilhar algum segredo realmente picante por ai.

Quando acabou só senti um alívio enorme por ter a continuação à minha disposição! Mal posso esperar para começar e se me demoro um pouco é para que a leitura dele não acabe influenciando na minha percepção sobre este primeiro livro.

Acredito que pode ser lida como uma série totalmente independente da outra, especialmente porque está situada no passado, com eventos anteriores àqueles vividos no presente entre Clary, Jace e todos os outros. Pode até fazer com que algumas pessoas fiquem curiosas e sigam o fluxo invertido, embora cronologicamente mais correto.

No entanto, quem já estava totalmente envolvido com os Caçadores de Sombras vai sentir arrepios de prazer quando identificar sobrenomes familiares e passar parte do tempo tentando descobrir possíveis conexões entre as tramas. Num universo mítico em que mortais e imortais coexistem, a probabilidade de esbarrar com alguns nomes e figuras seculares é bem grande.

Foi fácil me conectar com Tessa, Will e todos os demais personagens. Mesmo para quem não está familiarizado, tudo foi conduzido de forma tranquila e coerente, sem muitas repetições ou explicações cansativas. Tive a impressão de encontrar uma narrativa mais elaborada e planejada, talvez fruto da experiência da autora.

Amei a ambientação em Londres. Deu aquele clima de época!!!! E a ação corre solta em meio a espartilhos, carruagens e muito chá!!!

SPOILERS!!!

Vou logo avisando que se você não leu a série Instrumentos Mortais, pode encontrar spoilers cruzados nesta parte do texto.


A cada nome, um sobressalto. Ler Herondale me causou altas conjecturas e a certeza de que os eventos fatalmente trarão esclarecimentos sobre o passado de Jace. Também desejei ansiosamente conhecer mais sobre Magnus e Camille tão logo foram citados. Adoro sentir as engrenagens se movendo e as pecinhas de encaixando!!

Cassandra deve ter algum sério problema familiar. Mais especificamente com algum irmão pentelho destruidor de lar!!! Depois de Sebastian, temos Nate, criaturinhas abomináveis com inclinações perversas imperdoáveis!!

Dava para sentir que Nate era um imbecil mimado, mas também o subestimei. Depois de descobrir a natureza sobrenatural de Tessa, ele descartou a sua humanidade, passando a tratá-la como uma das aberrações do submundo. Uma saída fácil para um covarde ambicioso. Fiquei com a impressão de que ele se vê num grupo de humanos que está desenvolvendo poderio sobre os seres do submundo, mas não estou bem certa de que Mortimer seja apenas um cara comum. Talvez essa característica tenha sido tão ressaltada que me deixou em dúvida sobre sua real aparência.

Uma vez que fingiu a própria morte, fiquei imaginando que agora Tessa acabaria assumindo outra identidade física, pelo menos fora do Instituto. Até cogitei que alguém poderia morrer para ela assumir a identidade, mas também não é nada que a chegada de um novo membro não resolva, algo muito simples de ser arranjado (ou não!).

Depois de tamanha traição, Jessamine certamente está furiosa com Nate. O engraçado é que ao invés de dar o romance por encerrado, tenho dúvidas a respeito. Acredito que raios e trovões podem ribombar quando eles voltarem a se encontrar.

Quero saber mais sobre os autômatos, mas especialmente sobre o anjo que Tessa possui. Algo que remonta seus pais e talvez tenha relação com sua natureza. Talvez ela seja um autômato realizado com sucesso por seu pai? Uma loucura, mas eu não consigo descartar esta possibilidade.

Dá muita pena de Henry, mas ainda acredito que alguma invenção vai ser fundamental no meio disso tudo. Talvez no momento crucial, ninguém esteja muito disposto a contar com suas inovações, mas os autômatos são um desafio compatível com suas habilidades e deve proporcionar espaço para que ele consiga provar seu valor. No entanto, Charlotte ficar acobertando tudo não é muito legal. Dá uma certa raiva de ver tudo indo por água abaixo por causa dele e Will é bem eficiente em demonstrar o desagrado geral.

Tessa teve alguns momentos bem irritantes também. Na festa, quando fica hesitante em sair da sala e depois acaba ficando no olho do furacão ao se deparar com o irmão no meio do show de horrores, foi de arrancar os cabelos!!! Se redimiu um pouco ao final, por reconhecer que no fundo ela sabia a verdade sobre o caráter do irmão, mas não se permitia aceitar.

Posso afirmar que Tessa está apaixonada por Will, mas todo o resto ainda está sob análise. Tem momentos em que acredito no amor de Will por ela, só para ficar em dúvida se os sentimentos dele são mesmo por ela ou por Jem. Talvez ele esteja resistente porque Jem parece interessado em Tessa? Seu passado está muito misterioso e aquele encontro com Magnus me deixou super curiosa. Qual é o grande segredo macabro que atormenta Will e faz com que mantenha todos a uma distância segura?


Todo drama vivido por Jem parece uma fonte de inspiração para os planos de Valentine, não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário