quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Serie Maze Runner - Book One – Correr ou Morrer – James Dashner

Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Quando as portas se abrem ele se vê num espaço aberto confinado por muros gigantescos. Cercado por garotos que também não sabem como, ou por quê, foram parar ali, ele rapidamente descobre que para sobreviver é preciso desvendar os mistérios do lugar, especialmente do fascinante labirinto, e correr... correr muito...

Qualificação: Bom.

Resenha: Altas expectativas... não atendidas.

Era um daqueles livros que você promete a si mesmo ser o seguinte na lista de leitura, mas na hora sempre acaba trocando por outro. No entanto, chega o momento em que não será mais adiado, a sorte foi lançada, chegou a sua vez! Comentários entusiásticos de amigos ajudaram na decisão, mas acabaram colaborando para uma expectativa elevada.

Gosto do mistério, da descoberta junto com o personagem, do conhecimento de coisas e lugares inusitados, imprevisíveis e o livro certamente tem esse aspecto positivo. A situação apresentada não apresenta muitos precedentes, não deixa muitos parâmetros para comparação, então você segue curioso, ansioso por respostas, por explicações. Mesmo a descrição das formas e ambientes desperta interesse por fugir do padrão.

O volume confere algumas respostas, mas é mestre em acumular perguntas. O mistério passa a outro nível de tal maneira que minhas loucas teorias começaram a apontar para os eventos como se fossem partes de um jogo. Faria o maior sentido na minha mente que assim fosse, mas a verdade? Não sei, não tenho uma resposta, então isso aqui tudo nem pode ser considerado spoiler.

O autor desenvolve sua mitologia e cria novas terminologias para descrever seu universo. Inicia a jornada de forma minimalista, quando a escura e apertada de um elevador é tudo, e vai expandindo seus horizontes gradativamente, nos colocando em contato com mais elementos, maiores espaços e novos desafios.

Minha decepção está contida principalmente nas “respostas” obtidas ao longo da narrativa. Não tinha qualquer ideia das coisas que se seguiriam, mas de alguma maneira ficou tudo muito aquém do esperado. Existe um desencadeamento, um crescente, um texto coerente e bem conduzido, mas a trama não conseguiu até então um BOOMMM, uma sequência de eventos realmente empolgante. Os personagens vão ganhando contornos, se tornando mais interessantes, mas poucos realmente causaram empatia.

Em pouco tempo Thomas domina o cotidiano na Clareira. Logo percebe que existe algum conhecimento dentro de si apontando para caminhos e decisões que podem afetar a vida de todos os moradores. Existem muitas dúvidas e pressões, mas a chegada de uma garota é um sinal definitivo de que algo está prestes a acontecer.

SPOILERS!!!

Acabei com a sensação de mal ter começado. A implementação da fase 2 é um indicativo de que a mentira continua e qualquer informação adicional recebida pode ser falsa. Partindo deste conhecimento, continuamos sem saber muito bem o que esperar, situação realmente positiva, visto que a curiosidade foi a grande mola mestra propulsionando a leitura do primeiro volume.

Sério, não sei o que existe de verdade ou mentira em meio à confusão toda. A peste, o fulgor, as explosões solares... existem ou fazem parte da nova etapa de manipulação? Contra o que ou em prol de quem eles estão vivendo esses experimentos? A vida fora do experimento é tão ruim assim ou tudo não passa de manipulação para que eles não desejem fugir? Como eu havia mencionado à princípio, o final trouxe muito mais dúvidas do que respostas.

Super fiquei com aquela sensação de estar acompanhando um vídeo game! Explorando aqueles ambientes surreais, procurando itens, recebendo informações aleatórias. E a volta dos mortos fora do ambiente controlado? Sem falar nos monstrinhos estranhos do labirinto. Também lembrou levemente a proposta de “Cubo”, por sinal um filme excelente.

 Bem, eu esperava uma correria mais intensa e vibrante.

PS: Não to conseguindo upar gifs :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário