domingo, 8 de janeiro de 2017

Alice – Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho - Edição Definitiva Comentada e Ilustrada – Lewis Carroll – Notas por Martin Gardner

Sinopse: Textos e ilustrações originais dos clássicos de Carroll. Vem acompanhados de notas e informações complementares sobre o autor, eventos reais que inspiraram a ficção, contextualização histórica e elementos diversos que auxiliem a compreensão da obra.

Qualificação: Excelente!!

Resenha: Se você é apaixonado pelo universo mitológico criado por Carroll e acredita que existe muito mais do que aparenta dentro destes escritos, encontrou uma leitura obrigatória!

“Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?”
“Depende bastante de para onde quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importa muito para onde”, disse Alice.
“Então não importa que caminho tome”, disse o Gato.

Embora Alice e Wonderland sejam de domínio do público e atraiam a curiosidade de milhares de pessoas ao redor do mundo, a obra clássica original não é realmente conhecida ou compreendida pela maioria das pessoas. Livros infantis ricamente ilustrados, animações e filmes são introduções maravilhosas e podem servir como referência, mas não substituem a obra. Na verdade, se você conhecer a história original vai conseguir se encantar muito mais com todo o resto. Foi pensando nisso que trouxe esta sugestão para vocês!

Sou daquelas pessoas suspeitas quando o assunto é Wonderland. Quero consumir avidamente todas as mídias e me maravilhar com cada detalhe. Fico intrigada com a aparente falta de lógica e me debruço para olhar mais de perto. Me fascina o tom curioso e infantil que expõe de maneira simples as dúvidas mais complexas. Me encanta a metáfora e me envolvem os personagens.

Vamos começar deixando bem claro que este livro é para adulto. Que as crianças se divirtam com as travessuras de Alice da Disney (sempre!), se apaixonem pelas ilustrações e pop-ups feitos para prender sua atenção (AMO!) e consumam textos adequados à sua faixa etária. Chegamos num ponto em que isso já não satisfaz. Adultos imersos no caos, em busca de respostas, dispostos a levantar mais questionamentos, que é o propósito de tudo.

Na real, mesmo entre adultos este livro não é para todos. Pretende ser um estudo e, como tal, é rico em informações e pobre em fluidez. A linguagem é um pouco rebuscada, mantendo características do período vitoriano em que foi escrita. Isso é fundamental não só para a contextualização histórica, mas também para as discussões sobre o significado de diversas passagens narradas.

Boa parte desta obra é composta por notas. Elas foram organizadas ao final (neste caso praticamente no meio), de modo que você pode fazer a leitura do original de Carroll de forma corrida, se assim desejar, ou pode clicar em cada nota que aparece e acessar os comentários e informações pertinentes ao trecho, num constante ir e vir. Cada um vai escolher a maneira que melhor lhe convém, mas tenha em mente que são MUITAS notas, praticamente cada linha tem uma nota (ou várias) ao final, então a leitura pode ser bastante segmentada, especialmente se você não conhece ainda os contos.

É possível passar ao largo das notas e focar apenas nos contos de Alice (válido). No entanto, se você chegou a se interessar por esta edição será praticamente impossível evitar aquela espiadinha em busca de algo mais.

Parte das informações constantes é sobre o autor. Relatos e documentos existentes nos permitem uma visão relativamente neutra sobre a pessoa, seu modo de ver e interagir com o mundo, a partir dos quais somos levados a construir teorias e tecer correlações. No geral, desconsideraria a vida de um autor na análise de um texto, mas este segue sendo um caso à parte, uma vez que o próprio livro é fruto de experiências pessoais e existem informações que servem como elementos para ajudar a compreender melhor as propostas do livro. Não vou tecer julgamentos de persona, pois não é minha proposta aqui.

Os contos são obras feitas para crianças e como tal foram concebidos com ilustrações. A edição se propõe a resgatar essas gravuras originais e esmiuçar seu significado. Poemas e cantigas vitorianos também foram utilizados e imortalizados por Carroll, embora em versões próprias, como forma de atrair as crianças da época. Além disso, o estudioso resgata um capítulo que não foi utilizado na versão final pelo autor, discutindo as razões para esta decisão.

Não pretendo esgotar o tema, nem mesmo o livro consegue tal feito. Também não trarei comentários sobre trechos específicos, afinal, se tem uma coisa que superabunda no livro são explicações e teorias mais aceitas pelos estudiosos sobre o assunto.

Alice é uma garotinha curiosa que vive duas aventuras extraordinárias no País das Maravilhas. Acompanhe seus passos, conheça personagens únicos e entenda a lógica para desvendar os enigmas apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário