domingo, 8 de janeiro de 2017

Entremundos – Neil Gaimam & Michael Reaves

Sinopse: Joey Harker é um garoto comum. Durante um inusitado teste de localização proposto pelo professor, ele descobre ser um Andador: alguém capaz de deslocar-se de uma dimensão para outra. Enquanto tenta entender onde está e o que significa sua nova condição, Joey percebe que aquele é o começo de uma nova vida e de uma grande aventura em que magia e ciência se unem para garantir a paz em vários mundos.

Qualificação: Bom.

Resenha: Mal começou e você já está em meio à ação sem ter ideia do que está acontecendo.

“É bom saber onde você está, mas é melhor saber onde está indo.”

Ok, você lê o título do livro e já imagina o rumo que as coisas estão tomando (mesmo aquelas pessoas que não costumam ler sinopse antes... cof, cof o/), MAS ainda assim o livro consegue ser dinâmico na maior parte do tempo e surpreendente enquanto desenvolve sua própria estrutura.

Sempre gostei muito de propostas envolvendo mundos paralelos. A possibilidade de esmiuçar aquele pensamento do “e se...” e elaborar uma cadeia de consequências decorrentes de uma pequena mudança é um atrativo irresistível (este recurso é comum também em tramas sobre viagem no tempo).

Um mundo paralelo pode ser concebido com pequenas diferenças, mas também pode ser algo completamente diverso ao conhecido, no qual o leitor fica totalmente à mercê do autor, sem saber o que vai encontrar pela frente (ADORO!). Que dizer quando as duas formas estão presentes?  

Fui preparada para um texto relativamente denso... que não encontrei! Deparei-me com uma proposta infanto-juvenil, cuja narrativa é leve, divertida e fácil de acompanhar, mesmo quando aborda as teorias científicas mais mirabolantes! Sim, porque discorrer sobre antiverso e interzona como se fossem temas corriqueiros é absolutamente lindo (ou não)! A sensação é de estar acompanhando uma animação na tv!! O que não é por acaso, uma vez que foi concebido para tal.

Cheguei com certa expectativa, então fiquei um pouco desapontada. Estava bem curiosa sobre tudo que estaria por vir, deixei as novidades assentarem, mas a certa altura estava claramente incomodada com os clichês. Segue uma estrutura de introdução, na qual você é apresentado ao novo de forma quase didática e termina com o pensamento de que agora está preparado para uma sequência de episódios de desenho. Se for o que você está procurando, siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário