sexta-feira, 5 de julho de 2013

4 Beautiful Redemption – Kami Garcia & Margaret Stohl

Sinopse: A morte é o fim... ou apenas o começo? Quando Ethan acorda depois dos acontecimentos macabros da décima oitava lua, ele tem apenas um objetivo: encontrar um caminho para retornar para Lena e todos aqueles que ama. Enquanto isso, em Gatlin, Lena vai fazer tudo que puder para ter Ethan de volta. Assim, ambos lutam para reescrever seu destino neste último volume da série.

Qualificação: Bom.

Resenha: Desapontada. Embora o livro consiga bons momentos, desenvolve uma trama apenas aceitável e não consegue dar um desfecho convincente.

Bem escrito, com algumas sacadas interessantes, o livro prometia alguns momentos épicos, mas não conseguiu ser isso tudo, não. A sensação final foi de insatisfação com soluções apressadas e mal explicadas.

Quando Ethan se oferece em sacrifício no final do volume anterior, o livro acaba deixando no ar aquela possibilidade de que qualquer coisa poderia acontecer a partir daquele ponto. Torcia para que a morte não se concretizasse de alguma maneira, mas a vibe gosth foi mesmo o que acabou acontecendo.

A Ordem foi restaurada, o mundo segue em frente, mas Ethan e Lena não. Ethan está do Outro Lado, mortinho da silva, mas parece que tem alguma coisa inacabada para resolver, uma vez que não fez a travessia definitiva. Saber de sua condição e continuar tendo consciência de tudo que ficou para trás após sua escolha não estava nos planos e tudo que ele pode pensar é que ainda existe alguma coisa a fazer por si mesmo e por aqueles que ama.

SPOILERS!!!

Ai o cara rasga um pedaço de papel e tudo que aconteceu simplesmente desaparece??!! Pior ainda, ele volta ao ponto em que estava prestes a se atirar, mas isso não ocorre no passado e sim no presente??!!! Os atos que foram desfeitos continuam fazendo parte da memória de todos, tudo que aconteceu continua sendo parte da jornada de todos??!! Desculpa, mas não faz o menor sentido!!

No final do volume anterior, eu tinha quase certeza de que Amma havia tramado para tomar o lugar de Ethan no sacrifício. Quando isto não aconteceu, achei todo aquele drama com o Bokor totalmente desnecessário. No fim, era isso mesmo, mas com toda essa reviravolta, já não gostei da solução.

Enquanto Amma trabalhava para tentar salvar Ethan, Macon atuou no sentido de selar seu destino, sendo o responsável pela página adicional nas Crônicas Conjuradoras. Até Link ajudou, embora eu tenha minhas dúvidas de que ele soubesse o que estava fazendo. O estranho foi não haver qualquer discussão sobre o assunto, nem mesmo uma lavagenzinha básica de roupa suja com Ethan e Lena ao final de tudo.

Esperava que o Registro Distante fosse representar um desafio muito maior!! Sarafine morreu há tão pouco tempo que achei muito estranho ela estar ali tão cercada de ossos como se desempenhasse a função há milênios ou como se tivesse uma fila de desafiantes por ali! O pior mesmo foi aquele confronto final com Angellus, nem tanto pelo confronto em si, mas porque no fim era apenas um lunático agindo em causa própria e isso não encaixou naquela figura imponente que estava fazendo conluios e manobras políticas, inclusive se cercando de conjuradores das trevas para alcançar seus objetivos.

Minha expectativa estava sendo construída no propósito do Obstinado do Outro Lado, pois faria muito mais sentido. Enxerguei sua jornada vinda de encontro a interesses superiores de restauração do equilíbrio e da ordem que estavam sofrendo violações com a intervenção de Angellus. A solução poderia até desembocar em sua volta, mas como consequência, não como motivação.

Outra questão mal resolvida foi o confronto com Abraham. Nem deu para acreditar na facilidade com que conseguiram pegar o Livro das Luas!! Minimizaram aquele que vinha sendo o maior vilão da saga, dando uma solução rápida e meia boca para deixar bastante claro que havia um vilão ainda maior a ser vencido e temido, justamente o tal do Angellus.

A luta por um grande amor pode ser épica e apaixonante, mas aqui pareceu somente egoísta. Foi como se Ethan estivesse profundamente arrependido de ter tomado a decisão de salvar o mundo da destruição e, se tivesse a oportunidade, faria tudo diferente. Ele foi em frente, no sentido de desfazer aquela página de sua história, sem ter qualquer preocupação sobre o impacto que poderia ter no mundo. Da mesma forma, Lena estava disposta a sacrificar amigos de maneira fria e calculista pela possibilidade de trazer Ethan de volta, ignorando todo heroísmo impulsivo de seu amado. Perdi o entusiasmo de torcer por este casal.

Então, eis que Ethan retorna e milagrosamente todo drama de pele com Lena já não existe, sem qualquer justificativa? Agora liberado beijar a lot sem tomar choquinho? Poderiam ter feito melhor que isso né, produção??!!

Tem uma multidão de almas com assuntos pendentes e, pelo visto, muitas delas não têm qualquer intenção de resolver suas pendengas. O que me intriga é ver que até as almas dos cachorros estão ali, acho que não tive muita imaginação para entender suas pendências.

Ps: Podem até inventar uma décima nona lua, mas até onde me consta, a tradução da série está com um pepino nas mãos.

Ps2: Como é que o cara volta pro corpinho pútrido novinho em folha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário