segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Série Dream Catcher 2 - Fade - Desvanecer – Lisa Macmann


Sinopse: Janie e Cabel vivem um romance secreto para não atrapalhar seus disfarces na Fieldridge High, mas não tem sido nada fácil. Um novo e perturbador caso está em andamento e desta vez é Janie quem está no centro da investigação, correndo todos os riscos - para desespero de Cabel - enquanto aprende a lidar com os poderes e as conseqüências de ser uma apanhadora de sonhos.

Qualificação: Regular.

Resenha: A série se tornou um drama policial, infelizmente seguindo na contramão daquilo que eu preferiria que fizesse e não conseguindo ser nem mesmo tão complexa ou misteriosa quanto se esperaria de uma investigação.

Consciente do tipo de narrativa rápida e direta, consegui abstrair um pouco desse fato e me concentrar melhor na história. Mantém os defeitos e qualidades do volume anterior nesse quesito, sendo apenas um pouquinho maior em quantidade de páginas.

Pobre. Tudo é linear, fácil, óbvio e sem espaço para surpresas ou reviravoltas, seja no trabalho ou na vida particular. As coisas são o que parecem ser e nos deixam confortáveis o tempo todo. No entanto, foi um caso interessante de acompanhar no passo a passo das descobertas, no planejamento e execução das ações.

Um apanhador de sonhos (se você ainda não sabe) é uma espécie de amuleto indígena que serve para filtrar os sonhos e assegurar que a pessoa que durma sob ele não tenha pesadelos. Fica evidente o que inspira esse poder apresentado no livro e gera uma idéia daquilo que vamos encontrar na leitura. Por essa razão acho decepcionante o papel secundário que os sonhos acabaram adquirindo.  Janie faz maiores descobertas sobre seus poderes e as terríveis consequências de usá-los. Também realiza experimentos na tentativa de controlar melhor. Fora isso, pouco contribui na evolução da história, sendo mais um transtorno que qualquer outra coisa.

Se fosse uma série longa, estaria encerrando a minha leitura por aqui, como é curta, prosseguirei para conhecer o desfecho.

SPOILERS!!

O romance confortável de Janie e Cabel a afasta da convivência com Carrie e suas amigas e não há qualquer indicativo de que ela use seus poderes para ajudar as pessoas de suas relações. É frustrante que ela conheça o que vai no íntimo de sua mãe e amigas, mas se resigne a classificar como não importante, indigno de algo mais que irritação.

Simplesmente não é crível que você não tente interferir na vida das pessoas que te cercam se acredita que pode ajudar. Aliás, como muitas outras coisas no livro! O romance secreto mais bandeiroso que eu já vi, mas ninguém comenta ou desconfia? De uma hora para a outra você aparece com dinheiro para viagem, celular de ultima geração e outras tantas coisas, mas ninguém acha estranho?

A mãe de Janie é o maior peso morto que já inventaram, sem proporcionar qualquer contribuição a nada, nem mesmo atrapalha ou esboça qualquer reação diante de coisa alguma. É tão surreal! Uma alcoólatra que passa o dia todo em casa sem fazer nada, mas sempre tem dinheiro para bebida, sabe-se lá de onde. Janie chega em casa com um carro e não ouve qualquer comentário. Recebe um cheque de grande valor e sua mãe nem toma conhecimento, que dirá tentar furtar. Está caída no chão da sala, sua mãe passa por cima como se desviasse de um móvel. Deixa arquivos confidenciais da polícia em cima da cama abertos e quando volta continua tudo perfeitamente seguro e confidencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário