sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Série Dream Catcher - Wake - Despertar – Lisa Macmann


Sinopse: Por dezessete anos Janie vem sendo sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas, e isso estava ficando cansativo. Como se não fosse suficientemente ruim ser arrastada para os pesadelos ou fantasias subconscientes das pessoas, sua própria vida estava perdendo qualquer controle. Cansada de viver no limite, Janie fica aterrorizada ao perceber que desta vez foi notada pelo dono de um sonho particularmente perturbador e decide encontrar uma maneira de fugir a qualquer custo.

Qualificação: Bom.

Resenha: Não foi nada do que eu esperava. Ficou abaixo das minhas expectativas, mas conseguiu ser intrigante o suficiente para manter o meu interesse pela continuidade da saga.

Um livro pequeno de leitura rápida e direta, cheio de frases curtas e diálogos fáceis, o tipo de narrativa que particularmente não me atrai, soando muitas vezes superficial e simplória, pobre até. O formato só compensa um pouco pela agilidade que oferece à marcação do tempo, um fator importante no contexto geral, e nos momentos de alternância entre sonho e realidade concomitantes.

A trama é o elemento que me ganhou. O poder de entrar nos sonhos e enxergar o íntimo e oculto, o inconfessável ou inesquecível das pessoas tem um apelo próprio irresistível. Deixa aquele sentimento de cumplicidade de quem conhece um segredo, dá uma idéia de poder perverso. Senti tanto potencial nessa proposta que esperava sonhos detalhados transmitindo as mesmas sensações vividas pelas pessoas, queria sentir o medo através da narrativa e não porque a palavra medo foi anunciada, por exemplo.

Um conhecimento dessa magnitude só poderia mesmo influenciar toda a maneira como Janie vê e se relaciona com as pessoas. Seria mais interessante e divertido se ela usasse esse conhecimento em favor próprio, manipulando as pessoas, mas o que acontece é antes o oposto, além de não contar às pessoas, ela guarda o conhecimento que possui e se mantém neutra diante das situações.

Temos muita informação subaproveitada até aqui, mas como a série está apenas começando acredito que essas pontas soltas ainda podem conter todos os ingredientes para um produto mais consistente. Aprender a controlar os surtos talvez seja apenas o primeiro e necessário passo para que nossa garota ganhe confiança e consiga aproveitar melhor seu dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário