segunda-feira, 16 de julho de 2012

The Iron Fey – Série Os Encantados do Ferro - The Iron King – O Rei do Ferro - Julie Kagawa


Sinopse: Quando seu meio-irmão é seqüestrado, Meghan é arrastada para um fantástico mundo que nunca havia imaginado. Agora, ela viajará às profundezas do mundo das fadas para enfrentar um inimigo desconhecido…

Qualificação: Ótimo!!!

Resenha: Amei!! Mergulhar nesse universo fantástico de fadas, elfos, ogros, sátiros e tantos outros seres encantados, costuma ser muito divertido e inebriante, mas é muito melhor quando não preciso me sentir uma garotinha de olhos brilhantes e encaro uma trama mais complexa, bem escrita e cheia de aventuras inusitadas.

A premissa tem por base a obra de Shakespeare “Sonho de uma noite de verão”, inclusive utiliza alguns de seus personagens. No entanto, longe de se deter nela ou pretender plagiar, a autora deixa essa proposta muito clara desde o início e parte na construção de sua própria história e mitologia com muita propriedade.

Tive medo de ficar desapontada e comecei a ler cheia de desconfiança. Fui sendo conquistada a cada página, cada personagem introduzido, cada nuance revelada, até que percebi estar totalmente envolvida, torcendo e sofrendo junto.

Meghan vive no tempo contemporâneo e o mundo encantado segue paralelo a ele. Quando seu irmão é levado, seu olhar fica mais atento e a existência dos feys se revela mais real e assustadora do que jamais imaginara. No entanto, ela precisa escolher entre o glamour ignorar a verdade ou aceitar o desafio de abandonar tudo que conhece em busca de seu irmãozinho.

A jornada segue cheia de aventuras, perigos, novas descobertas e magia. Claro que encontramos espaço para romance e fico feliz em dizer que essa parte só acrescenta ao contexto geral das coisas. O passado vem a tona, o presente descortina um cenário inesperado e o futuro se aproxima com o prenúncio de uma tragédia sem precedentes.

SPOILERS!!!!

Promessa é dívida”, diz o ditado popular. Já pensou realmente no que isso significa?

Fiquei aflita a cada acordo feito por Meghan, com a mesma sensação de não saber exatamente do que estava falando, ou qual o significado oculto em pedidos de aparência tão inofensiva. Quando o mero agradecimento vira uma dívida e se faz necessário extremo cuidado no falar, percebo como vivemos uma realidade contrária, em que palavras não tem qualquer valor e promessas são quebradas com tanta facilidade.

Confesso que fiquei tão envolvida com as Cortes Seelie e Unseelie que nem me lembrava mais do Rei de Ferro. Assim, fiquei um pouco surpresa com o rumo dos acontecimentos, mas de forma positiva!! Foi nesse ponto que a história assumiu sua identidade e justificou a retomada de algo antigo que estava vivendo um momento de confronto com o novo.

Não ficaram claras as motivações de Puck para incentivar Meghan a seguir com ele para Nevernever sabendo que seria castigado. Isso me faz crer que ele pode ser o fey por trás da troca de Ethan. Anda houve uma leve insinuação de que ele estaria interessado na nossa heroína, mas não há dúvidas de que ela nem cogita a possibilidade e só tem olhos - boca, mãos, coração - para Ash. Talvez ele ganhe mais espaço no próximo volume e balance o coração dela, mas acho bem difícil isso acontecer. 

A memória tirada ainda deve proporcionar algo interessante. Já percebemos que ela esqueceu o pai de criação que sumiu. Estava apostando que ele seria o Iron Fey, mas depois que ele resolveu casar com a moça descartei a possibilidade, pois seria muito estranho (ou não?).

Será que mais alguém se lembrou do gato de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, quando Grimalkin entrou na história? Até fui buscar uma imagem pra colocar aqui.


Por fim, mas não menos crocante e saboroso, Ash está inteirinho e volta para cobrar a dívida. Não temos a menor idéia do que a espera, com certeza muitos problemas e perigos fazem parte, mas largar tudo e seguir com ele foi de longe a promessa mais fácil de cumprir, hein??

Nenhum comentário:

Postar um comentário