quarta-feira, 25 de julho de 2012

The Iron Fey 3 – Os Encantados do Ferro - The Iron Queen – A Rainha do Ferro - Julie Kagawa


Sinopse: Meghan e Ash foram banidos de Nevernever. Tudo que desejam é ficar juntos, mas logo descobrem que não será tão simples. Os rumores sobre o casal estão por toda parte e o poder que Meghan trás em si está atraindo a curiosidade de todo tipo de seres, com as mais diversas intenções.

Qualificação: Excelente!!!

Resenha: Confesso que ainda estava sob o impacto do final do livro anterior e cheguei afoita para esta sequencia. O melhor de tudo foi não me desapontar, mas encontrar um livro com uma proposta sólida e coerente como poucos, que não precisou desconstruir todas as coisas boas para prosseguir emocionando e surpreendendo.

Continuo amando totalmente essa série!! Mal posso esperar para continuar. Apesar de algumas coisas, que achei absurdamente óbvias ou irritantes, o livro ainda conseguiu ser cativante o tempo todo, me mantendo presa às páginas e (quase sempre) feliz com o rumo dos acontecimentos.

Uma das coisas mais interessantes nesta saga é o fato de partir de uma dicotomia estabelecida e introduzir um elemento novo, conflitante. Vejo isso acontecendo também na série “Beautiful Creatures” e, da mesma maneira, acredito que caminha para um novo tipo de equilíbrio, que vai causar muitos problemas e estranhezas antes de encontrar uma forma de coexistir.

O amor de Ash e Meghan é uma fortaleza que só faz crescer. Fico muito feliz que a autora não tenha optado por destruir tudo para aumentar a tensão com Puck, mas por investir no amadurecimento da relação, na profundidade da parceria, da confiança, do compromisso. É muito coerente que tenha sido dessa maneira, afinal, por mais que Meghan seja uma adolescente, Ash não o é, ele viveu tempo suficiente para ter convicção das escolhas que faz e não se arrepender ou deixar abater por qualquer coisa.

O título dos volumes da série nos dá uma boa idéia daquilo que esperar mais adiante, fato que considero até meio spoiler gratuito, então já parti para a narrativa com uma idéia geral do desfecho. No entanto, devo acrescentar que a construção foi primorosa e conseguiu fazer juz às expectativas criadas.

SPOILERS!!!


Que final! Tão lindo e triste e mágico e emocionante!! Impossível sempre foi, mas a autora conseguiu elevar essa proposta a outro nível! Em cólicas para saber como Ash vai fazer para cumprir sua promessa e quais aventuras os meninos vão viver.A condição de Meghan acaba por afastar tanto Ash como Puck e não é de admirar que ambos terminem juntos em busca de uma solução.

Finalmente ficou claro e conseguiu ser convincente toda fixação do reino Iron, especialmente Machina, por Meghan. Até então achava muito estranha toda aquela história de estar sendo observada desde pequena, bem como o fato de Machina ter escolhido dar os poderes a ela quando foi morto.

Desde o volume passado que eu ficava me perguntando por que Meghan não usava os gremlins e até Grim revira os olhos enquanto ela ainda não percebe o óbvio. Afinal, que ela poderia fazê-lo estava claro desde o volume anterior naquela segunda investida contra Vírus. Falando em óbvio, só Meghan não percebeu que o “falso rei” era Ferrum até dar de cara com o dito cujo, não?

Posso soar estranha para algumas pessoas, mas não consegui considerar a possibilidade de torcer para que Meghan ficasse com Puck. Durante a leitura me vieram à mente comparações com as tramas de Crepúsculo e Diários do Vampiro, entre outras. No entanto, enquanto nessas duas sagas mudei minha torcida para Jacob e Damon (e devo admitir que tenho sido muito flexível na maior parte das vezes), aqui me mantive cativa a Ash, o que me leva a constatar que a autora realmente fez esse casal funcionar.

Torcidas à parte, queria muito ter Puck participando ativamente de tudo, mas não esperava que fosse da maneira que foi, afinal, mais do que seguir Ash, Meghan fez a sua escolha definitiva naquele momento. Imaginei que fosse ele a voltar com a previsivelmente esperada proposta de Oberon e Mab, acenando com a possibilidade de retorno à terra das fadas. De qualquer forma, gostei da presença apimentada desse ruivo intenso, que disputava a cada instante com Grim o título de “Sr Inconveniência”!

Esclarecidas todas as circunstâncias no sumiço do pai de Meghan, ainda achei fraquinha a participação dele. No entanto apreciei muito a história dos pais talentosos e a presença sólida e reconfortante de família que ele acabou por proporcionar à nova rainha fey. E sim, eu notei a importância que a partitura musical desempenhou na fusão Iron/Summer.




2 comentários:

  1. gostei muito da resenha e sou totalmente apaixonada pela serie e por ash! Estou louca para ler o 4° livro!! Mas vamos abafar o caso do fato da meghan ser meio lerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Catharine! Volte sempre :D
      Também na expectativa do volume 4!!

      Excluir