segunda-feira, 23 de julho de 2012

The Iron Fey 2 – Os Encantados do Ferro - The Iron Daugther – A Filha do Ferro - Julie Kagawa


Sinopse: Meghan é prisioneira da Corte Winter. Isolada, solitária, desprezada e sem poderes, precisa encontrar forças para sobreviver aos seus gélidos habitantes. Então os Iron Fey fazem uma jogada inteligente e ela precisa encontrar uma maneira de evitar que os reinos Seliee e Unseliee se enfraqueçam numa guerra que os tornaria presas fáceis para os verdadeiros inimigos à espreita.

Qualificação: Excelente!!!

Resenha: Amei!! Um desses livros que não consegui parar de ler até chegar ao final porque queria saber tudo que acontece a cada instante! Muito dinâmico, as coisas vão se sucedendo sem muito espaço para respirar.

A mitologia continua riquíssima, sempre acrescentando novas criaturas e situações, mas sem perder de vista os personagens que já moram no coração e mexem com nossas emoções. Acontecimentos surpreendentes e inesperados vão construindo uma trama bem coesa, assustadora, divertida, romântica e, - por que não dizer? - romântica!

A característica principal de Meghan é justamente a capacidade de se importar com o bem de tudo e todos - a vulnerabilidade emocional herdada por sua porção humana. Isso fica evidente em muitos momentos, inclusive fazendo com que suas escolhas fujam do esperado e acabem cativando a todos ao seu redor. No entanto, essa característica também gera momentos de imensa ingenuidade, fragilidade e insegurança em que dá vontade de dar um safanão transparece a imaturidade adolescente na garota.

Os Iron Fey perderam Machina, mas continuam existindo e traçando objetivos. Desta vez contam com atitudes mais discretas, planejadas e aliados fey que podem fazer a diferença.

SPOILERS!!!

Fiquei surpresa com o final! Não achei que Ash fosse enfrentar toda corte e se recusar a perder Meghan. Acho que nem ela acreditou quando ele fez isso depois de entender o que significava. A idéia da morte dos fey como um inexistir absoluto permeou todo o volume nos preparando para a compreensão dessa escolha final. Confesso que, apesar de shippar totalmente o casal, esperava que Ash recuasse, mas a autora optou em nos oferecer um outro patamar de acontecimentos, nos deixando no escuro. Sinto muito medo e excitação diante das possíveis conseqüências.

Coitado do Ash!! Já não consigo mais imaginar a extensão dos machucados a que tem sido submetido. Sei que Puck quase morreu ao tomar um tiro no volume anterior, mas de maneira geral, Ash sofre com ferimentos torturantes e doenças agonizantes, enquanto Puck ri e solta penas pra todo lado sem maiores problemas.

Até agora ainda me pergunto como não torcer por Ash? O príncipe é muito fofo!! A cada instante revela um cuidado e atenção inesperados que nenhuma máscara de frieza ou indiferença consegue sustentar. Que dizer de um bicho-papão amigo cuidando de Ethan? Ou da enxerida Tiaothin de olho em Meghan? Ou da lágrima congelada quando ele estava sob o domínio de Vírus? Mas principalmente, que dizer de quando ele diz a Mab que ama Meghan e não está disposto a perdê-la? Poderia citar muitos outros momentos cute, mas nem precisa porque os sentimentos de ambos são cristalinos. Só a princesa para não entender a frieza dele na Corte Winter, mesmo ele tendo avisado.

Puck se resigna a esperar que a tradição separe os amantes para que ele tenha uma chance. Quando Ash está por perto, não existe qualquer competição, ele fica de escanteio, à espreita, aguardando. Nem esperava que ele se declarasse tão abertamente e tão rápido. Mas é mesmo do feitio dele ser exatamente o oposto do príncipe, com seu riso fácil, companheirismo fiel e um jeito de encarar tudo de peito aberto, sem reservas, sem mistérios, sem complicações. Fiquei com pena de sua surpresa no final, afinal foi ele quem mais apostou contra.

Ironhorse, hein!! Revelou-se um aliado não só forte e poderoso, mas fiel e honrado! Fiquei triste com seu fim, mas acho que se era pra sacrificar alguém melhor ser o de ferro. Sem falsos pretextos ou demagogias, mas simplesmente é mais fácil ver como uma máquina que quebrou ou deixou de funcionar.

Tenho que falar de Leanansidhe! Ela divou totalmente reinando no impossível Meio e dando um trato na figura da princesa! Tem coisa melhor que um dia de beleza em meio à guerra? Saltos altos são poder, Megah Chase!!

Fiquei desapontada com Charlie. Esperava que o pai de criação de Meghan aparecesse, mas achei que seria mais interessante essa volta. Claro que não foi mistério nenhum perceber quem era ele e que era a memória retirada, agora nos resta esperar que a descoberta leve a coisa toda a outro patamar, mesmo que ela esteja quase convencida de que não vale mais a pena.

Choquei um pouco com a morte de Sege. O herdeiro não era nada do que seria de esperar e, apesar de aparecer bem pouco, conseguiu ser bastante cativante. No fim, Mab ficou sem nenhum de seus filhos!

Por fim, esclarecidas as motivações de Puck, permanece o mistério sobre a troca de Ethan. Será que deixei passar algo em minha ânsia de ler tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário