domingo, 27 de maio de 2012

Catching Fire – Em Chamas – Suzanne Collins


Sinopse: Depois dos Jogos Vorazes, Katniss descobre que sua atitude, ao desafiar o Capitol, acendeu uma chama de rebelião que está se espalhando rapidamente. A segurança de todos que ama está em jogo, enquanto ela precisa decidir se combate ou alimenta essa chama.

Qualificação: Excelente!!

Resenha: Se você, assim como eu, achou que as coisas ainda não estavam bem resolvidas no final do volume anterior, você estava coberto de razão. Pelo menos duas coisas ficaram mal resolvidas: os sentimentos da Kat e a resposta do Capitol ao seu desafio.

Neste segundo volume, Katniss é uma vencedora e deveria estar muito feliz pois agora pode garantir o sustento de sua família. No entanto, ela tem que enfrentar as consequencias do seu ato desesperado nos últimos jogos e que foi encarado como estopim de uma rebelião que começa a espalhar suas raízes pelos Distritos. Sua missão agora é conter a rebelião para o bem de todos aqueles que ama.

Kat logo começa a perceber que os vencedores não estão livres da opressão do Capitol o que fica ainda mais evidente no momento de divulgação dos novos jogos: uma versão especial que vai levar Kat de volta à arena, agora junto com outros vencedores de todos os distritos. Dessa vez ela vai determinada a salvar Peeta mesmo que custe a sua própria vida. Gostei particularmente dessa inversão na proposta, inclusive porque ao decidir desta maneira, Kat reconhece nele alguém muito especial, que merece viver, que tem muita coisa a oferecer ao mundo.

Eu meio muito esperava ver a Kat e o Peeta junto com o Hamitch, auxiliando um novo casal e confesso que o rumo das coisas me pegou de surpresa. No entanto, foi muito bom que tenha acontecido dessa forma, pois começamos a nos importar cada vez mais com aqueles que morrem e esse sentimento é compartilhado com os próprios cidadãos do Capitol.

O clima de desconforto chega ao Capitol, que se depara com um jogo diferente, entre pessoas conhecidas e queridas pelo público. A alienada equipe de beleza debulhando-se em lágrimas é um sinal e o grande número preparado por Cinna acabou fazendo eu me fez sentir como eles: chocada com a morte de alguém querido. Neste momento a coisa sai do jogo, da morte de anônimos e começa a tomar outras proporções. É a ditadura mostrando seu poder e crueldade para além do “circo” e uma amostra das coisas que estão por vir.

Ps: Totalmente sórdido o concurso para escolha do vestido de casamento. A situação imposta a Katniss faz com que ela não tenha clareza sobre o que/quem realmente deseja. Não sei se a autora queria deixar em aberto, mas o fato é que a relação com Gale nunca teve espaço evoluir até aqui, então meio que morreu para mim. A arena foi muito criativa e os jogos também contiveram muita emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário