sexta-feira, 25 de maio de 2012

The Hunger Games - Jogos Vorazes – Suzanne Collins


Sinopse: Futuro. Panem é uma nação em que 12 Distritos vivem sob o comando do Capitol, na antiga América do Norte. Para lembrar o fim da rebelião e confirmar o poderio do Capitol, todos os Distritos são obrigados a oferecer um sacrifício anual: um casal de adolescentes entre 12 e 18 anos para competir nos Jogos Vorazes – um reality show televisionado em que devem matar os outros competidores, pois apenas 01 sairá vivo. Para evitar a morte de sua irmãzinha Katniss se oferece para tomar o seu lugar e ser uma das representantes do Distrito mais pobre de todos junto com Peeta. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Qualificação: Brutalmente excelente !

Resenha: Quando comecei a ler não tinha idéia de como a trama cresce!! Pensei: “Nossa que macabro essa coisa de reality da morte!” e, fiquei muito curiosa sobre os possíveis desdobramentos, mas não imaginava todo contexto criado pela autora, tornando os jogos apenas a ponta de um iceberg incrível. Sendo assim, é com enorme prazer que recomendo a leitura desta trilogia comovente, intensa e brutal.


Eis que estamos num mundo de extremos em que a tecnologia de ponta e excesso de conforto do Capitol contrasta com as precárias e opressivas condições da maioria dos 12 Distritos que governa. O ápice da dominação do Capitol são os jogos vorazes, castigo imposto aos Distritos após uma revolta mal sucedida diante da dominação sofrida. Os jogos são um mega evento anual, televisionado em tempo real, cujos participantes são casais de adolescentes sorteados de cada distrito e a luta é pela sobrevivência, afinal: só um vencedor pode sair vivo.

Neste primeiro volume conhecemos Katniss, uma adolescente de 16 anos que resolve assumir o lugar de sua irmãzinha “contemplada” no sorteio para participar dos jogos. Determinada a vencer, Kat segue com seu conterrâneo Peeta, contando apenas com a ajuda de Haymitch, o único vencedor existente no seu distrito e notório bêbado local.

Muitas questões éticas e práticas são trabalhadas antes-durante-depois dos jogos. O quanto vale a luta pela vida? Como matar pessoas inocentes que nunca viu antes? Como sobreviver às armadilhas plantadas na arena? Como conquistar o público para merecer receber favores? Como trair aliados inesperados? Diante de muitas escolhas difíceis o jogo prossegue nos surpreendendo, emocionando, revoltando e apaixonando até o último instante em que um ato desesperado gera perigosas consequencias.

A proposta geral dos jogos é muito cruel e causa bastante desconforto a cada morte, por mais “merecida” que seja. Todos ali estão lutando pela vida e fica muito mais difícil quando você faz uma parceria e depois tem que se voltar contra o parceiro.

Gosto da Kat, mas ela é dura, confusa, determinada e nem sempre movida por bons sentimentos, o que é necessário para enfrentar tudo e nos passar a confiança de que ela pode ganhar, mas que nos deixa uma sensação incômoda de vez em quando. A lucidez e a sensibilidade são reservados a Peeta que brilhantemente equilibra a ferocidade da Kat e constrói algo pelo qual podemos realmente torcer.

SPOILERS!!!

Preciso destacar a parte de Rue, que me levou às lágrimas, aliás, como não chorar??? A cena é muito bem construída e a imagem que fica é muito bonita, com as flores, a música, toda a simbologia sendo fortalecida.

Genial a jogada final de Katniss para salvar Peeta! #Todoscomemora! Não dava pra se conformar em perder qualquer um dos dois. Sim, shippo Kat & Peeta, ele é um amor! Alguém por acaso acreditou que ele se juntou aos outros contra Kat??

Preciso ainda falar que Cinna é outro personagem muito carismático, genial em seu universo e ainda tem um quê de mistério que nos leva a acreditar que ele não é tão iludido como os outros habitantes do Capitol.

PS: Outra coisa assustadora na trama é aquele personagem capturado logo no início e que vira uma espécie de serviçal e nem pode falar!!

2 comentários:

  1. Cheguei aqui e enfim, terminei de ler Mockingjay e ainda estou traumatizado, é incrivel como a trama cresce e no final, uau! Sem duvidas é muito amor pelo Cinna, um dos meu spersonagens favoritos junto do Peeta, Finick, Effie e Katniss... E esse é outro ponto legal do livro, a Katniss não é uma mocinha bobinha pega no momento, ela tem controle de suas ações e sabe o que está fazendo, simplesmente incrivel e vale muito a pena dar uma olhada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leo!! Seja muito bem-vindo!!!
      Espero que o sucesso no cinema impulsione a leitura de toda saga, pois vale muito a pena!

      Excluir