segunda-feira, 21 de maio de 2012

Matched – Destino - Ally Condie


Sinopse: Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito. Cassia pensava assim, até vislumbrar um rosto que a fez duvidar e ser tomada por um inédito desejo de escolher.

Qualificação: Ótimo!!

Resenha: Comecei a ler sem saber que se tratava de uma coleção, mas já na metade desconfiei que toda aquela história não estaria acabada no final do volume. Acredito que quem leu as Coleções “Jogos Vorazes” e “Feios” vai entender do que estou falando, pois existe muita coisa de familiar na ambientação desta saga futurista e apaixonante.

Cássia vive de acordo com todas as normas da sociedade. Ela veste, come, dorme, estuda, trabalha e se diverte dentro do planejamento estabelecido para que a sua vida seja o mais duradoura e satisfatória possível. Nervosa, prestes a conhecer o seu par perfeito determinado por um programa de seleção oficial, ela usa pela primeira vez um lindo vestido de baile, de pura seda, tão esvoaçante e encantador quanto a sua imagem refletida no espelho.

A noite é perfeita e Cássia tem a incrível sorte de ser destinada a alguém que já conhece e, por isso mesmo, sabe que terá uma vida feliz e satisfatória. No entanto, num piscar de olhos a dúvida é instalada em sua mente e tudo que acontece a partir de então vai fazer com que passe a enxergar as verdades escondidas no subsolo desta perfeita organização.

Como eu disse no começo, muita coisa familiar, mas... ao mesmo tempo diferente!! Você tem aquela certeza de que as coisas não são tão perfeitas quanto parecem, e quer saber o que está por trás de tudo, pegando cada revelação e tentando juntar as peças junto com a protagonista.

Um outro modelo de sociedade perfeitamente planejada em que refletimos sobre viver x sobreviver, liberdade x ditadura; onde conhecer a verdade pode ser libertador, mesmo que a realidade seja mais feia do que a ilusão; onde o amor vai ser o cerne das decisões mais difíceis .

Uma história de amor impossível comoventemente construída e impossível de ser ignorada.

Spoilers!!!

Foi impossível para mim não fazer relações entre Xander/Peeta ou Ky/Gale com a diferença que enquanto no outro livro pendi para o lado de Peeta, no presente caso estou torcendo por Ky. Já Cássia está mais para Tally do que para Katniss, pois trilha sua saga indo da ilusão para a realidade, sendo ao princípio dócil e convicta de viver e contribuir para o melhor dos mundos.

Não posso dizer que fiquei surpresa com a revelação da Funcionária ao final da história. No começo pudemos acreditar que se tratava de um erro, mas logo fica meio óbvio que a idéia foi plantada na mente de Cássia e Ky. O esperado de uma sociedade tão controladora seria a separação imediata do casal e a criação de obstáculos cada vez maiores, mas o que acontece é exatamente o oposto, ou seja, a criação de uma atividade que os une e permite momentos de intimidade cada vez maiores. Eu só fiquei na dúvida sobre o motivo e, embora a explicação tenha sido convincente, não sei se estou realmente convencida.

Na minha opinião, a coisa pode ser muito maior e a nossa Funcionária pode acabar tendo planejado muito mais do que já revelou. Tendo acertado em todas as sua previsões até aqui, ela ainda afirma que sabe exatamente qual será o próximo passo de Cássia. Quem duvida que Cássia e Ky possam continuar sendo monitorados em busca dos líderes do movimento inimigo? Ou você não achou estranho que tenham autorizado a “missão de trabalho” dela pala a região em que Ky provavelmente se encontra?

Falando em Ky, o personagem é muito apaixonante! As mensagens que ele envia contando a tragédia de sua vida são muito emocionantes e lindas! Ele aprendeu a se fazer invisível e a sobreviver de forma conformada até ser levado a sonhar com um amor e ousar ter esperanças novamente. Tudo nos leva a uma possível tragédia, mas quero viver essa mesma esperança e ousar acreditar que finais felizes ainda sejam possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário