domingo, 3 de junho de 2012

A Song of Ice and Fire - Book Three - As Crônicas de Gelo e Fogo – A Storm of Swords – A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin

Sinopse: Depois da incrível Batalha da Água Negra, os Lannisters precisam prosseguir na guerra para reafirmar o seu reinado, enquanto seus adversários buscam redefinir estratégias. Existem focos de conflito por toda parte, incluindo saques, estupros, destruição e mortes. O que eles nem imaginam é que os selvagens seguem rumo à Muralha com sua incontável turba de homens, gigantes e terríveis bestas. Novas pretensões e desafios inesperados não param de acontecer, pois essa guerra parece mesmo longe de acabar.

Qualificação: Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!

Resenha: UAU!! Cuidado cardíacos, fortes emoções à vista!!

Tantos acontecimentos de todos os sabores e crocâncias, que nem consigo me decidir por onde começar! O livro é intenso, cheio de surpresas e reviravoltas incríveis. Teve de tudo: fiquei chocada, desesperei, quase jogo fora e me recuso a continuar, vibrei de alegria, fiz descobertas interessantes, torci freneticamente, saboreei pelo menos 3 (e eu disse t-r-ê-s) vinganças!!!!! O começo é um pouco lento, mas quando começa a engrenar, se segura que não para mais!

Do outro lado da Muralha as coisas finalmente ficam agitadas!! Jonh Snow está entre os selvagens e precisa convencê-los de ter traído a Patrulha enquanto pensa numa maneira de avisar aos irmãos o grande perigo que se aproxima da Muralha: um mar de homens, gigantes, wargs e terríveis bestas.

É revoltante perceber que Tyrion continua sendo cada vez mais injustiçado, tanto quanto ver Robb agindo como um adolescente - o que ele realmente é!! E é desesperador acompanhar as desventuras de Arya. Gostei muito foi da tragetória da Deanerys nesse volume. A cada passo enxergava uma grande guerreira e líder se formando, torço muito por ela.

Spoilers !!!!

O que o Martin tem contra casamentos??!! Não posso deixar de começar falando deles porque foram os momentos mais marcantes deste volume, MAS vou falar mais detalhadamente na sequência porque preciso MUITO falar primeiro de Petyr Baelish.

Tem alguma coisa que não seja possível para Mindinho?? Até aqui, ele é o perfeito articulador/assassino, aquele tipo de pessoa que não faz quase nada diretamente, mas é o responsável por acontecimentos fundamentais. O personagem andou sumido, com participações tão discretas que eu já andava desconfiada que seus passos só poderiam culminar em verdadeiras bombas de estratégia. Para começo de conversa, ele é o responsável pela morte de Lord Arryn, o primeiro “Mão”, e por toda intriga que colocou Lannister e Starks em lados opostos. Na base de sussurros nos ouvidos certos, orquestra com maestria a morte de Joffrey e, de quebra, põe a culpa em Tyrion e resgata Sansa para si, a perfeita substituta para Cat. Como se nada disso fosse suficiente, não tem um segundo de hesitação ao se livrar de Lisa, a louca a sua esposa, quando surge a oportunidade. Agora vejamos o saldo até aqui: Senhor de Harrenrral e Senhor do Ninho das Águias, protetor de Sansa Stark e Robert Arryn, assassino direto ou indireto do Rei Joffey, Lord Arryn, Lisa Tully, Ned Stark e seria ainda de Tyrion Lannister, se o mesmo não houvesse escapado da prisão. Cara, quero morrer seu amigo!

Li relatos de várias pessoas que, como eu, tiveram um choque com o Casamento Vermelho e se recusaram a prosseguir de pronto. Eu tive que dar uma pausa e respirar fundo antes de aceitar o rumo dos acontecimentos e prosseguir na leitura. Sim, Robb fez uma grande besteira se casando com Jeyne e outra ainda maior acreditando que tudo estava muito bem depois da desfeita aos Frey, mas nada me preparou para o massacre tal como aconteceu. Ao final eu me senti da maneira que Arya deve ter se sentido com a perda tão irreparável depois de estar tão próxima em todos os sentidos. Robb era um excelente guerreiro, mas não levou a sério a política e protagonizou uma morte ainda mais chocante do que a morte do pai dele.

Enfim, depois de infernizar geral e para alegria geral das nações... Joffrey morreu!!!! Quando eu já nem esperava, tão envolvida estava com a fuga de Sansa, eis que o plano de Petyr se concretiza brilhantemente e Joffrey tem uma morte espetacular e dolorosa, para delírio de todos. Foi tão inesperado que durou pouco e não deu para aproveitar muito. Agora é esperar para ver como Jaime e Cercei pretendem levar à frente o reinado Lannister.

No ritmo de grandes acontecimentos, Tyrion continua me surpreendendo com situações totalmente inesperadas. Casar... com Sansa??!! Pois é, outro casamento bombástico que culmina com a prisão de Tyrion, pela morte de Joffrey, e a fuga de Sansa. Daí ainda decorrem 2 momentos excelentes do livro: o duelo entre o Víbora Vermelha e o Montanha e a fuga em que Tyrion finalmente mata o pai – temível Tywin - e a amante de ambos – prostituta Shae. Depois de torcer insanamente pelo Víbora no duelo, vê-lo perder por um descuido foi muito angustiante, especialmente porque o Clegane merecia morrer, na verdade já devia ter ido há muito tempo, ô figura irritante!! Estou curiosa para ver como ele vai prosseguir sem poder se vangloriar de ser um Lannister, nem agir em favor da casa, o que na verdade era a única coisa que nos impedia de gostar totalmente dele.

Dany dessa vez tem uma trama digna de uma Kaleesi! Eu caí no conto de que ela ia entregar Drogon em pagamento pelos Imaculados!! Foi muito interessante vê-la libertar os escravos e ver que as coisas retornavam ao que era antes logo que ela virava as costas às cidades. Um fato político que se repete e reflete a sempre presente lei do mais forte. Gosto como está sendo conduzido porque a gente acompanha uma verdadeira líder se formando, adquirindo experiência em batalha, em política e nos relacionamentos interpessoais. Fora isso, estamos podendo conhecer Rhaegar sob outro ponto de vista e desvendar alguns detalhes importantes sobre o passado.

No outro lado da Muralha as coisas andam críticas. Os Outros estão barbarizando e se constituem numa ameaça maior do que todas as intrigas do reino, o problema é que o reino está mergulhado em intrigas demais para se dar conta do fato. Some-se a isso os chamados povos livres e sua diversidade de tribos e criaturas reunida num numeroso exército e a catástrofe parece iminente. Jonh demonstrou toda sua habilidade na defesa da precária Muralha - mesmo em meio à desconfiança pela suposta traição – mas pouco havia a se fazer. Foi nesse ponto que Melisandre me surpreendeu, direcionando as forças de Stannis para a Muralha e focando na luta pela sobrevivência do reino. Promete algum tipo de embate contra os Outros e agora eu fiquei curiosa para saber os planos dela na esfera do sobrenatural.

Por fim, os Stark. Depois de Ned R.I.P, Robb e Cat seguiram para o túmulo também. Não sei o que pensar de Zumbie-Cat, mas quem sabe não seja mais útil morta do que viva? Arya continua sendo uma sobrevivente, fico doida para vê-la desenvolver plenamente o potencial warg, tanto quanto para  acompanhar o seu novo destino como assassina, quero ver a menina se dando bem! Bran está cada vez mais warg, mas ainda está sendo uma parte lenta, chata de acompanhar, espero que dê uma avançada no próximo volume. Rickon é um mistério total. Vi numa entrevista, que Martin sente muita dificuldade em colocar o ponto de vista das crianças e, como Rickon é muito novo, não escreve sobre o ponto de vista dele, então vamos esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário