sexta-feira, 15 de junho de 2012

The Vampire Diaries – Diários do Vampiro – The Awakening – O Despertar - L. J. Smith


Sinopse: Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo.

Qualificação: Regular.

Resenha: Como quase toda coleção, a gente sente que este primeiro volume é uma grande introdução, apenas o pano de fundo sendo construído para os acontecimentos vindouros, sejam eles quais forem.

Peguei para ler sem nenhuma expectativa, para passar o tempo mesmo e por curiosidade. Este volume em específico é regular, com uma boa apresentação dos personagens e uma trama que começa promissora, apesar de alguns clichês.O fato é que, no geral, não gostei da coleção. Me recusei a aceitar isso de cara, mas depois de ler alguns volumes não pude mais continuar, a trama não se desenvolveu de forma interessante até chegar num ponto em que estava desgostando totalmente. Então, não recomendo a saga, mas talvez apenas os primeiros três volumes, por curiosidade mesmo e porque considero que esses volumes JUNTOS contam UMA história aceitável. 


Elena não é vampira, mas são as páginas do seu diário que aparecem no livro, fato que fez com que me sentisse enganada, para começo de conversa. Acostumada a ser o centro das atenções, ela passa boa parte do livro tentando chamar a atenção de Stefan, contando com a ajuda de suas melhores amigas, Meredith e Bonnie, com as quais faz um pacto de sangue (com este propósito!). Esse pacto serve de desculpa em várias situações, chega a ser chato.

Meu primeiro choque foi saber que Elena é loira (sim, por causa da Nina Dobrev!), mas isso não chegou nem perto de ser um problema depois que prossegui lendo. Elena é uma patricinha total, do tipo “olha como sou linda, loura e todos me veneram!”, portanto, uma personagem pouco carismática, mimada. Acho que até combina mesmo com essa garota popular, que usa a rede de fofocas da escola para manipular as pessoas e tem atitudes tão bobas que me deixaram com vergonha alheia.

Stefan não aparece escrevendo um diário, mas ele possui alguns POVs (point-of-view) através dos quais conseguimos entender melhor os acontecimentos, especialmente quando ele recorda o passado e vive o pesar com o rumo dos acontecimentos. São os trechos mais interessantes de acompanhar, ainda que estejam carregados de sentimentos e algumas distorções

O que Elena não sabe é que mesmo sem qualquer esforço é uma presença marcante para Stefan, que tenta a todo custo fingir não estar interessado na moça. Ele tem um passado que quer esquecer e um irmão que deseja manter à distância.

Como toda coleção, a gente sente que este primeiro volume é uma grande introdução, apenas o pano de fundo sendo construído para os acontecimentos vindouros, sejam eles quais forem.

PS: Depois de ler alguns volumes, acabei curiosa para conhecer a tão falada série. No começo eu não me animei muito, mas confesso que, ao contrário dos livros, as tramas foram crescendo, ganhando contornos interessantes/surpreendentes e eu super recomendo!!


Spoilers!!!

O livro termina sem qualquer fechamento, sem qualquer cerimônia, no meio de uma situação. Você é obrigado a encarar a dura realidade: leia o próximo livro ou fique sem saber o que acontece. Então se você resolveu começar a ler essa coleção acredito que continuará por, pelo menos, mais dois volumes.


Elena é uma patricinha que se sente sozinha em meio à multidão. Stefan Salvatore é um vampiro que se alimenta de animais e tenta dominar seus instintos assassinos. Damon Salvatore é o irmão que vive para infernizar o outro. Os três formam uma espécie de triângulo que começou há muitos e muitos anos, embora com outra mulher.

Aos poucos conhecemos a história do passado entre Stefan, Damon e Katherine. Esta, sob o ponto de vista de Stefan, é uma criatura doce e ingênua, mas isso não combina nem um pouco com a vampira que trama para enganar e transformar os dois em vampiros na calada da noite... Fato é que Stefan se culpa pela morte de Katherine e tem medo do que pode vir a acontecer com Elena. Além disso, ele se sente muito inseguro em relação ao irmão, que sempre foi mais interessante para as mulheres, além de ter menos escrúpulos e mais poderes do que ele para conseguir o que deseja. Foi bom acompanhar esses apanhados do passado e seguir tentando montar o quebra-cabeças entre eles, só não achei convincente a morte da Katherine, alguém mais achando que ela pode aparecer a qualquer momento??

Finalmente um covarde confronto entre os Salvatore deixa claro o que todo mundo já sabia: Stefan não tem a menor chance numa luta contra Damon. Pelo menos, não enquanto mantiver seu estilo de vida e dieta de sangue animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário