sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uglies 3 – Especiais - Scott Westerfeld


Sinopse: Assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Tally agora é Especial, uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas. A sensação é maravilhosa, mas no fundo Tally deseja algo mais. Seu coração insiste em dizer que deve abandonar a missão para qual foi programada e ela precisa tomar uma decisão que vai transformar o mundo que conhece.


Qualificação: Ótimo!!!


Resenha: À flor da pele! Como seria ter sensibilidade tão intensa ao ponto de poder ouvir as batidas do coração de alguém ou mesmo farejar o seu medo? Diria que, no mínimo, perturbador. E se abandonar Zane nunca foi uma opção para Tally, ela tampouco contava em se tornar Especial.


É difícil descrever as sensações que temos com essa nova etapa. É perturbador, assustador, bizarro e, mesmo assim, extasiante. Imagino se um drogado sente as coisas como são descritas pelos Especiais, pois tudo adquire uma conotação de vício. Eles ficam tão fissurados naquilo que sentem a ponto de cometerem atrocidades e se afundam nas tentativas de maximizar, de tornar extremo tudo que vivem.

Sentidos tão aguçados a ponto ver no outro um livro aberto, sem mistérios, aliados a um sentimento de superioridade infinita, faz dos Cortadores jovens cruéis, arrogantes e insensíveis, para os quais a fraqueza alheia chega a gerar nojo. Se já era desconfortável perceber imperfeições de pele sendo um perfeito, como um Especial até uma expressão facial se torna gritante, insuportável, daí o menosprezo por todos que não são iguais a eles, sejam feios ou perfeitos. Lógico que existe também muita manipulação cerebral no processo, mas eles se sentem tão vivos e intensos, que fica mais difícil aceitar que a verdade pode ser algo diferente do que têm em mente.

Falando em insuportável, ô dó de Zane!!! A gente se acostuma com a solução fácil para todos os males e não aceita muito bem o estado que ele se encontra, mesmo conhecendo a gravidade e que os danos foram mínimos. E o desconforto de Tally com a situação é constrangedor, só se salvando porque o conflito que ela experimenta por não se conformar em vê-lo dessa nova maneira é que a faz questionar essa nova forma de ver as coisas.

Nova Fumaça resiste e está mais forte do que nunca, então Tally e Shay criam um plano para descobrir onde os rebeldes estão e atribuir o feito a Zane de maneira que ele se torne merecedor de se tornar um Especial e tenha um final feliz com Tally. Elas só não previram que suas ações poderiam iniciar uma verdadeira guerra.

Spoilers!!!

Fiquei revoltada com a morte de Zane. Entendi perfeitamente a necessidade, mas gente, como os livros andam frustrantes, não?!! Passamos da época dos finais felizes com moral para os finais aceitáveis com tragédias de moral, talvez para que o choque nos faça lembrar as lições. Isso não funciona muito bem comigo e a vontade que tenho é de esquecer essa parte e criar um final alternativo que satisfaça o meu coração sonhador (#PRONTOFALEI!).

Revolta à parte, a história foi muito bem construída. O amor entre Tally & Zane os motiva em suas jornadas, faz Tally agir contra seus instintos e buscar transformações e leva Zane à mesa de hospital em que acaba morrendo. Uma vez que os Cortadores literalmente se cortavam para pensar com mais lucidez, só uma dor imensa como a de perdê-lo para fazer Tally conseguir se reprogramar realmente.

A cura da Dra Cable nos dá certa dimensão do quanto a cirurgia transformava a pessoa. Ela passa a enxergar a si mesma e perde a convicção naquilo que fazia ao ponto de ser rapidamente engolida pela avalanche dos acontecimentos.

O que representou a permanência de Tally no estado de Especial? Foi como a criação de uma super mulher para defesa da natureza. Uma forma de preservar aquilo de bom que o sistema buscava e que parecia estar irremediavelmente perdido. Gostei da coerência na decisão, pois os dois lados tinham parte da razão.

Por fim, Tally ficou com David. O sentimento sempre esteve presente e mesmo que ela precise de um tempo para se recuperar, ele estará ao lado dela, como “o garoto que esperou” ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário