quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uglies – Feios - Scott Westerfeld


Sinopse: Tally mal pode esperar para completar 16 anos, quando fará a operação que a transformará de uma garota horrível em uma pessoa linda e poderá se mudar para a cidade da diversão, mas sua nova amiga Shay não tem a mesma convicção e decide fugir. Diante dessa fuga, Tally descobre um outro lado da sociedade e é forçada a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre.

Qualificação: Ótimo!!

Resenha: Quando vi esse título fiquei logo curiosa e resolvi conferir mais essa coleção. Seguindo uma linha atual de histórias futuristas, cheias de mistérios e uma certa dose de imprevisibilidade, fui logo envolvida na trama, devorando as páginas com um fervor enorme.

Não é preciso nem começar a ler para perceber que alguma coisa está muito mal contada nessa historinha da Tally. Lembrei logo de Pinóquio e fiquei esperando descobrir qual era a pegadinha naquela sociedade aparentemente tão boa.

Outra coisa que imaginei era que a protagonista não parecia ser essa pessoa tão horrível quanto ela mesma achava que fosse, mas devo confessar que quase fui convencida. É engraçado como a visão dela se concentra nos mínimos defeitos, como um dente levemente afastado ou um sinal na pele. Um prenúncio do tipo de sociedade que estamos nos tornando?

Falando em nosso tempo, ali somos o passado enferrujado ultrapassado, que não tinha preocupações ecológicas, cometia atrocidades e violência gratuita. Um passado distante e falido... como contam as cidades em ruínas. A autora nos convida a refletir sobre o rumo que estamos seguindo e consegue argumentar muito bem a favor daquela nova forma de sociedade.


Logo de início somos levados à cidade pós-operação numa ousada visitação da Tally. Todos os elementos que ela espera encontrar no seu futuro estão ali representados, inclusive seu melhor amigo que veio pouco antes, e fica muito mais difícil acreditar em outra coisa ou pensar em abrir mão de tudo aquilo quando sua nova amiga faz a proposta de fugir.

Como Tally não escolheria fugir, a realização de seus sonhos passa a ser condicionada a trair a confiança da amiga, afinal as autoridades querem descobrir onde estão os rebeldes para acabar com essa possibilidade. Assim, ela inicia sua jornada de descobertas e aventuras decifrando um enigma deixado pela amiga.

PS: Gostei bastante da caracterização do futuro, especialmente das pranchas voadoras que proporcionam bons momentos.

Spoilers!!!!



O final foi muito bom!! Confesso que eu queria muito adentrar a cidade perfeita e entender como funcionam as coisas lá dentro. Já fiquei ansiosa pelo próximo volume!!

Fumaça não parece comparativamente uma boa escolha, afinal não parece estranho trocar uma vida sem preocupações, por uma de trabalho, calos, desconforto, privações e precariedades? A questão maior aqui é a liberdade de pensamento, a individualidade, mas a autora conseguiu estabelecer um bom equilíbrio entre as duas alternativas, inclusive questionando os desmatamentos, a caça, as condições de higiene do lugar, entre outros.

Tally passa a ter um novo olhar sobre si mesma, aprende a valorizar a sua beleza natural, faz novos amigos e consegue sentir amor por alguém que lhe parecia tão errado, estranho e feio. Além disso, descobre que a operação tem umas características peculiares que vão tolher completamente a personalidade. A traição deixa de ser uma opção e, novamente, as circunstâncias atrapalham seus planos, nos deixando com um ótimo não final, no qual ela decide voltar e se submeter à cirurgia para tentar reparar os danos causados.

PS: David é peça fundamental na transformação e auto-aceitação de Tally. A relação construída entre eles é muito bonita até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário